Em Pernambuco, 21 municípios do interior já registraram mais assassinatos no primeiro semestre de 2022 do que em todo o ano de 2021. Apesar disso, a maioria das delegacias não funciona à noite e nem nos fins de semana – problema crônico e que, cada vez mais, é ampliado pelo Estado.

No geral, as delegacias do interior só estão funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Há algumas exceções, como as unidades policiais de cidades como Nazaré da Nata, Caruaru, Garanhuns, Palmares e Serra Talhada.

Quem precisa registrar queixa fora do horário comercial, nas cidades que não contam com plantão 24h, sofre com a falta do serviço.

THIAGO LUCAS/ ARTES JC

Resultado: ou a vítima procura um município da região em que há unidade policial aberta, ou precisa esperar o dia seguinte (se for um sábado, precisa esperar até segunda-feira). Uma outra opção – a depender do crime – é o boletim de ocorrência pela internet (sds.pe.gov.br).

Durante os últimos anos, Caruaru, principal município do Agreste, foi alvo de preocupação das autoridades ligadas à segurança do Estado por causa da violência desenfreada.

Com investimento em mais policiamento – inclusive com novo batalhão da PM – e em operações para desarticular grupos criminosos, os números começaram a cair no ano passado. E, no primeiro semestre de 2022, houve queda de 53,8% nos assassinatos.

Cidade vizinha, Santa Cruz do Capibaribe vive situação oposta. Ao longo de 2021, a polícia somou 17 homicídios. Já no primeiro semestre deste ano, 18 vidas foram perdidas por causa da violência.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *