Nesta quinta-feira (11), o Dia do Estudante em Carnaíba foi comemorado com o Ato Público de Lançamento do I Festival da Juventude. O evento contou com a participação de representações das escolas da sede do município, a Guarda Mirim, grêmios e autoridades.

Estiveram presentes o prefeito Anchieta Patriota, as secretárias Cecília Patriota (Educação) e Janiele Mabele (Assistência), o secretário de Administração Jonas Rodrigues, os diretores Erlan Santos (Juventude), João Victor (Esportes), o vice-prefeito Júnior de Mocinha e as diretoras Edjanilda Santos (Mulheres) e Thaynnara Queiroz (GCM) que também é a coordenadora do Selo Unicef no município.

Anchieta Patriota fez questão de saudar os estudantes pelo seu dia e dizer da importância da juventude para a manutenção da Democracia.

“Eu tenho 65 anos, mas as minhas ideias são jovens e propostas como essa de mobilizar a juventude eu encampo com certeza. Eu vibro com cada menino e menina que são aprovados em vestibulares, que mudam o rumo de sua história e passam a ser protagonistas em seu município como muitos hoje são conosco”, afirmou o prefeito.

O prefeito fez um breve histórico do momento político da ditadura e a importância do protagonismo da juventude, através da UNE (União Nacional dos Estudantes), relatando os crimes cometidos, como estudantes impedidos de estudar e pior: presos, torturados e mortos pela ditadura.

“É essa memória que precisamos preservar para que ela nunca mais aconteça, vocês jovens precisam ser defensores do estado democrático de direito”, encorajou.

No evento, após a mesa de abertura, os estudantes se reuniram em grupos, apresentaram e aprovaram propostas para o festival e outras, como a organização de grêmios em cada escola e a implantação do Conselho de Juventude de Carnaíba.

Comprometeram-se, também, no engajamento do Plano de Participação Cidadã, juntamente com o NUCA.

O I Festival da Juventude será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto e terá oficinas não somente na sede, mas no distrito e povoados. Ao final da manhã os estudantes participaram de uma confraternização pelo seu dia, com lanche e a animação do DJ Petão.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *