As intenções de voto para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantiveram estáveis mesmo após a sabatina do Jornal Nacional na semana passada, com uma oscilação do petista dentro da margem de erro. Os dados são de pesquisa feita pelo Instituto FSB encomendada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (29). Segundo o levantamento, o petista perdeu dois pontos percentuais desde a última rodada (dentro da margem de erro) e agora tem 43% da intenções de voto no primeiro turno. Já Bolsonaro, manteve os mesmos 36% da semana passada. Dessa forma, a diferença entre os dois é de sete pontos percentuais.

A maior diferença foi sentida pelo pedestista Ciro Gomes. O ex-ministro subiu de 6% para 9% nas intenções de voto, voltando ao melhor patamar desde o início do monitoramento. A senadora Simone Tebet (MDB) oscilou de 3% para 4%.

Segundo a pesquisa, 89% dos eleitores de Bolsonaro afirmam que a decisão já está tomada e que não irão mais mudar. No caso de Lula, esse percentual é de 82%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o resultado também se manteve estável, com o petista com 52% dos votos e Bolsonaro com 39%. Segundo o levantamento, Lula também vence nos cenários testados com Ciro Gomes e Simone Tebet. Já Bolsonaro perde para os dois.

Bolsonaro também é o candidato com a maior rejeição, segundo a pesquisa. 55% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Já em Lula, são 45% os que dizem que não votariam nele.

Avaliação do governo

A avaliação governo Bolsonaro também se manteve estável, com 45% achando ruim ou péssimo e 34%, ótimo ou bom. Além disso, 40% dizem aprovar a forma como o presidente governa o país e 55% dizem desaprovar.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre sexta-feira (26/8) e domingo (28/8). A margem de erro é de 2pp, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE, sob número BR-08934/2022.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *