Pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de setembro de 2022 mostra que o cenário de intenção de votos para o 1º turno da sucessão presidencial ficou praticamente imóvel em uma semana. Lula (PT) lidera com 43%; Jair Bolsonaro (PL) tem 37%. As taxas são as mesmas da rodada anterior do PoderData. A diferença entre os 2 está em 6 pontos percentuais.

Ciro Gomes (PDT) tem 8%. Simone Tebet (MDB) está em 5%. Os 2 também não registraram mudança em 7 dias. Felipe d’Avila (Novo) marca 1%. Na rodada anterior, não pontuava. As informações são do Poder360.

Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar. O PoderData também testou Pablo Marçal (Pros) porque a candidatura tinha um recurso não julgado no TSE na época que a pesquisa foi registrada. O coach, que deixou a disputa, também não chegou a 1%.

Os números reafirmam a tendência de que a disputa vá para o 2º turno. Líder na pesquisa, Lula tem 45% dos votos válidos –os que são concedidos a algum candidato, excluindo-se brancos e nulos. Para vencer já no 1º turno, precisa de 50% +1.

Esta foi a 1ª rodada da pesquisa PoderData realizada depois dos atos pró-Bolsonaro em 7 de Setembro. O levantamento, portanto, captou os efeitos das manifestações –ou, no caso do 1º turno, a ausência deles– na opinião pública.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 11 a 13 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 298 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02955/2022.

Leia aqui a matéria na íntegra.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *