Nesta terça-feira (20), foi divulgado a possibilidade de aumento de 25% na aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ou seja, alguns beneficiários vão ganhar o direito a pedir este novo adicional do valor da aposentadoria.

Com este aumento, o valor pode até ultrapassar o teto do INSS, que atualmente é de R$ 7.087,22. Logo quem ganha os 25%, o teto pode ganhar até R$ 8.859,02.

Mesmo com o novo benefício, não são todos os aposentados por invalidez que podem fazer o pedido. O INSS traz algumas condições para o pedido, e são elas: Cegueira total; Perda de nove ou mais dedos das mãos; Paralisia dos dois braços ou pernas; Perda das pernas, quando a prótese for impossível; Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível; Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível; Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho; Doença que deixe a pessoa acamada; Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

A lei entende que os 25% a mais na aposentadoria servem para que o aposentado consiga pagar por um cuidador que o ajude nas atividades diárias.

Para fazer o pedido do adicional, o aposentado pode pedir pelo site Meu INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *