A Polícia Federal (PF) realiza nesta 6ª feira (10) uma operação para apurar suspeitas de lavagem de dinheiro vindo do ouro ilegal. Um dos alvos de busca da operação é Vanda Garcia, irmã do governador de Roraima, Antônio Denarium.
Ao todo, agentes cumprem 8 mandados de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Federal de Roraima nos Estados de Roraima e Pernambuco. O objetivo é investigar um esquema de lavagem de dinheiro que já teria movimentado R$ 64 milhões em 2 anos. Os valores teriam como origem a compra e venda de ouro ilegal e contava com empresas de fachada para dar legalidade às transações financeiras.
As investigações iniciaram depois que informações obtidas em uma abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal) indicaram que um suspeito da operação deu informações inconsistentes e ocultou uma viagem recém-realizada a Rondônia. O fato foi encaminhado à PF, que indicou envolvimento do homem com outros suspeitos.
Segundo a corporação, os suspeitos recebiam pagamentos de financiadores e transferiam para empresas em Roraima, que fariam a compra do ouro ilegal.
Em nota, a assessoria do governador Antonio Denarium informou que o governador desconhece o teor da investigação e “espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei”.