O crime cibernético é uma atividade criminosa que tem como alvo ou faz uso de um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é cometida por cibercriminosos ou hackers que querem ganhar dinheiro. No entanto, ocasionalmente, o crime cibernético visa danificar computadores ou redes por outros motivos que não o lucro. Nesses casos, os motivos podem ser pessoais ou políticos.

O crime cibernético pode ser realizado por indivíduos ou organizações. Alguns cibercriminosos são organizados, usam técnicas avançadas e são altamente capacitados em termos técnicos. Outros são hackers novatos.

Quais são os tipos de crimes cibernéticos?
Os tipos de crimes cibernéticos incluem:

Fraude por e-mail e pela Internet.
Fraude de identidades (onde informações pessoais são roubadas e usadas).
Roubo de dados financeiros ou de pagamento com cartão.
Roubo e venda de dados corporativos, entre outros.
O delegado, Francisco Moreira, alertou a população através do programa Frequência Democrática dessa quarta-feira (23), que em nenhuma hipótese a vítima deve mandar dados pessoais ou clicar em links via mensagem de texto sem antes consultar a veracidade dos fatos. Na última semana, um jovem serratalhadense perdeu 19 mil após acreditar em premiação através do Instagram. Nesse tipo de golpe que normalmente é oriundo, o golpista entra em contao ou manda mensagem de texto informando que a vítima foi sorteada. Caso isso aconteça, encaminhe à delegacia de Polícia Civil local para análise dos dados.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *