Nove municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco estão em situação de emergência por conta da estiagem. A situação foi reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e publicada no Diario Oficial da União desta sexta-feira (20).
Entre as cidades que estão em alerta devido a estiagem estão Granito, Gravatá, Iguaraci, Ingazeira, Ipubi, Poção, São Bento do Una, Trindade e Venturosa. Estas cidades, que têm a situação reconhecida pela Defesa Civil Nacional, podem requerer recursos do MIDR para auxiliar a população atingida.
O ministério disponibiliza ações que envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Antes de enviar os recursos, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores solicitados pelos municípios. Após a aprovação, uma portaria é publicada no Diário Oficial da União informando o valor liberado.
Além das cidades pernambucanas, outras cidades do país sofrem com a estiagem, são elas: Delmiro Gouveia, Pariconha e São José da Tapera (AL), Anori, Beruri, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Manicoré e Nova Olinda do Norte (AM), Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Porto Novo (BA), Potiretama (CE), Bom Jesus do Tocantins e Rurópolis (PA) e Florânia (RN).
por Afogados Online