Juiz Eleitoral Determina remoção de vídeos e adesivos de Berg Gomes em Carnaiba

Carnaíba, 11 de julho de 2024 – Em uma decisão proferida nesta quarta-feira (10/07), o juiz Bruno Querino Olímpio, da 98ª Zona Eleitoral de Carnaíba, Pernambuco, determinou a retirada imediata de um vídeo postado no Instagram e de adesivos de carros vinculados ao pré-candidato a prefeito Berg Gomes. A ação foi movida pela Comissão Provisória Municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que acusou Berg de realizar propaganda eleitoral extemporânea.

A representação, protocolada pelo PRB de Carnaíba, alega que Amaral publicou um vídeo em seu perfil no Instagram associando sua imagem à do personagem “Gru”, do filme “Meu Malvado Favorito”. Segundo a representação, a peça publicitária faz alusão a um terceiro mandato para o grupo político de Berg, utilizando a popularidade do personagem para promover a sua candidatura antes do prazo permitido por lei.

O juiz Bruno Olímpio, ao analisar o caso, identificou que o conteúdo publicado pelo representado, mesmo sem um pedido explícito de votos, configura propaganda eleitoral antecipada. A decisão destacou que a utilização de figuras populares em campanhas extemporâneas pode influenciar indevidamente o eleitorado, comprometendo a igualdade de condições entre os candidatos.

A decisão determina a retirada do vídeo do perfil do pré candidato no Instagram e dos adesivos com a imagem de “Gru” em veículos da cidade, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento. Além disso, foi ordenada a intimação do provedor do Instagram, Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., para que remova o vídeo caso Amaral não o faça, e do DETRAN/PE, para identificação do proprietário de um veículo com os adesivos.

O representado tem um prazo de dois dias para apresentar defesa, enquanto o Ministério Público Eleitoral deve se manifestar em um dia.

A decisão judicial visa preservar a lisura do processo eleitoral e garantir a isonomia entre os pré-candidatos.

A medida, considerada urgente pelo juiz, reforça a vigilância do judiciário sobre práticas que possam desequilibrar o cenário eleitoral antecipadamente, assegurando que todos os candidatos concorram em condições justas e igualitárias.

Compartilhe:
Marcony Pereira

Recent Posts

Homem foge a cavalo e abandona maconha durante ação da PM em Floresta

Policiais Militares da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª CIPM) apreenderam cerca de 190…

3 horas ago

Idoso é detido por importunação sexual dentro de ônibus na BR-232

Um homem de 64 anos, que não teve o nome divulgado, foi detido na terça-feira…

3 horas ago

Em ST, homem é procurado pela polícia após denúncia de estupro de vulnerável

Um homem de 42 anos está sendo procurado pela polícia no Sítio Conceição do Meio,…

3 horas ago

“Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta quarta-feira (30/10), que determinou…

3 horas ago

Prefeitura de Flores promove Dia D da vacinação antirrábica no sábado 1º

O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria de Saúde, convoca todos os tutores de…

22 horas ago

Professor de Flores e que leciona na ETE Paulo Freire, em Carnaíba, é eleito Educador Nota 10 de 2025 com projeto de sustentabilidade, em SP

O professor pernambucano de Flores, no sertão, é o grande vencedor do Prêmio Educador Nota 10…

22 horas ago