Destaque

Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

Destaque

Izilda Sampaio deixa a presidência do Conselho do Fundeb de Afogados

Destaque

Secretaria de Cultura de Afogados divulga atrações locais da 20a. Expoagro

Flores realiza o maior Festival de Carros de Boi do Nordeste e preserva tradição resgatada por Marconi e Lucila Santana

A cidade de Flores, no Sertão do Pajeú pernambucano, é atualmente a detentora do maior Festival de Carros de Boi do Nordeste, ficando atrás apenas do grandioso desfile realizado durante a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás. O evento florense transformou-se em uma das maiores manifestações culturais do Brasil voltadas à valorização do homem e da mulher do campo.

A tradição do carro de boi em Flores remonta aos anos 1950, mas acabou desaparecendo ao longo do tempo. Em 2009, durante a gestão do então prefeito Marconi Santana, a manifestação foi resgatada e ganhou uma nova dimensão através de um projeto idealizado juntamente com Lucila Santana, que atualmente ocupa a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Desde então, o festival passou a integrar o calendário junino do município e se consolidou como um dos principais patrimônios culturais do Sertão do Pajeú.

Ao longo dos anos, o evento apresentou crescimento contínuo. Na 9ª edição, em 2017, cerca de 30 carreiros participaram do desfile. Já em 2018, a décima edição reuniu aproximadamente 60 carros de boi e um público estimado em cinco mil pessoas, demonstrando a força do resgate cultural promovido pela gestão municipal.

Em 2022, durante a 12ª edição, mais de 80 carros desfilaram pelas ruas da cidade, levando temas ligados ao cotidiano do sertanejo e às tradições do campo. Na oportunidade, Lucila Santana destacou o compromisso em preservar a cultura e promover a integração das famílias florenses.

O crescimento do festival continuou nos anos seguintes. Em 2023, a 13ª edição contou com 120 participações e uma premiação de R$ 16 mil. A importância da manifestação foi reconhecida oficialmente pelo Governo de Pernambuco, através da Lei nº 18.356, sancionada pela governadora Raquel Lyra, que instituiu o dia 24 de junho como o Dia Estadual do Festival de Carros de Boi do Município de Flores.

Na edição de 2024, a premiação aumentou e o festival reuniu mais uma vez dezenas de agricultores e carreiros, reforçando sua importância na preservação de um dos meios de transporte mais antigos do Nordeste. Para Lucila Santana, o evento é uma oportunidade para os participantes demonstrarem criatividade e manterem viva a identidade cultural do município.

Em 2025, a 15ª edição ultrapassou a marca dos 100 carros ornamentados, atraindo milhares de visitantes e consolidando Flores como referência nacional na preservação da cultura sertaneja. O ex-prefeito Marconi Santana destacou que cada carro de boi representa resistência, fé e orgulho das raízes do povo florense.

Neste ano, a cidade se prepara para realizar a 16ª edição do Festival de Carros de Boi, com expectativa de reunir mais de 140 carreiros e um público superior a 15 mil pessoas. A premiação ultrapassa R$ 21 mil, além de incentivo financeiro para cada participante. O evento integra a programação do São João das Tradições e movimenta hotéis, restaurantes, comércio e artesanato, fortalecendo a economia local.

Mais do que um desfile, o Festival de Carros de Boi tornou-se símbolo da identidade florense. Graças ao resgate iniciado em 2009 por Marconi Santana e ao trabalho permanente desenvolvido por Lucila Santana à frente do Turismo, Flores conquistou reconhecimento regional e hoje é apontada como a capital nordestina desta tradição secular, preservando um patrimônio que atravessa gerações e mantém viva a memória do Sertão.

Nesta quarta feira, a concentração acontece às 14h com desfile na sequência do Pátio de Eventos da Vila Nova.

Compartilhe:

Polícia Federal bloqueia R$ 670 milhões em bens ligados ao banco de Edir Macedo em operação contra fraudes

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira, (23/06), a Operação Miragem, que investiga fraudes no sistema bancário nacional, praticadas pela gestão do Banco Digimais, controlado por Edir Macedo, bispo evangélico e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo informações da PF, mais de 50 policiais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.

A suspeita é de que o banco tenha usado fundos de investimentos para maquiar um rombo bilionário.

As investigações foram baseadas em relatórios do Banco Central, e apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira do Digimais, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares, segundo a PF.

Os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

De acordo com informações do Estadão, o bispo Edir Macedo é um dos investigados na operação, por ser proprietário do banco. Ele não é alvo de mandado de busca e apreensão porque reside no exterior, no entanto, houve pedido de quebra do sigilo bancário de Macedo.

Entre os alvos das buscas, estão dirigentes do Digimais, como é o caso do bispo João Urbaneja, homem de confiança de Edir Macedo e seu filho, Thiago Urbaneja. Os executivos do banco Marcelo de Lima Brasil, João Alves de Campos e Rodrigo Ruggero também foram alvos de buscas.

A PF ainda cumpre buscas em endereços de José Roberto Giancoli Filho e Rodrigo Balassiano, donos da ID, gestora dos fundos do Digimais. Eles são suspeitos de ajudar na maquiagem contábil

Como funcionava o esquema

A Polícia Federal afirma que após Edir Macedo assumir o controle do banco, ele passou a focar em crédito consignado e financiamento de veículos. Houve, segundo a PF, um breve período de crescimento e depois uma “severa” deterioração, com prejuízos expressivos. Entre 2023 e 2024, então, o banco passou a emitir Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com taxas superiores a 110% do CDI.

Segundo a PF, a emissão dos CDBs atrelada à “posterior decretação de liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro de 2025, evidenciou uma exposição de aproximadamente R$ 600 milhões do Banco Digimais a carteiras de crédito da instituição”.

De acordo com investigadores, o banco passou a fazer “sistemática superavaliação de ativos inseridos nos fundos administrados pela corretora ID. Essa manobra, de acordo com a PF, teve o “o escopo de inflar artificialmente o patrimônio do Banco Digimais para viabilizar a emissão desproporcional de títulos de captação consubstancia fortes evidências da prática de gestão fraudulenta e de inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis”.

Compartilhe:

Homem procurado pela justiça de Arcoverde é preso em Serra Talhada

A Polícia Militar de Pernambuco, por meio do 14º BPM, cumpriu um mandado de prisão criminal na tarde deste domingo (21/06), no bairro São Cristóvão, em Serra Talhada, durante uma operação de rondas e abordagens realizadas pelo efetivo policial.

De acordo com informações da corporação, os policiais identificaram um homem com características semelhantes as de um suspeito envolvido em furtos de cabos de energia registrados recentemente no centro da cidade.

Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem e busca pessoal, não sendo encontrado qualquer material ilícito em sua posse.

Entretanto, durante consulta aos sistemas de segurança pública, os militares constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra o abordado.

O documento judicial havia sido expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Arcoverde, em decorrência do crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com validade até maio de 2042.

Após a confirmação da ordem judicial, os policiais deram cumprimento ao mandado de prisão, informando ao suspeito seus direitos constitucionais. Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada para a adoção das medidas legais cabíveis.

Segundo a Polícia Militar, toda a ação transcorreu de forma tranquila, sem necessidade do uso de força física ou qualquer tipo de agressão por parte do efetivo.

A ocorrência resultou no cumprimento de um mandado de prisão criminal, no encaminhamento do imputado à autoridade policial e no seu recolhimento à disposição da Justiça.

Compartilhe:

Discussão e agressão por guarda de filha em Serra Talhada e briga em festa em Flores marcam fim de semana no Sertão

Ocorrências registradas em Serra Talhada e Flores mobilizaram equipes do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) entre a noite de domingo (21/06) e a madrugada desta segunda-feira (22/06).

Os casos envolveram violência doméstica, agressões mútuas, vias de fato e desobediência, resultando em prisões e encaminhamentos à Delegacia de Polícia Civil.

A primeira ocorrência foi registrada no bairro Borborema, em Serra Talhada, após a Central de Operações acionar uma guarnição para atender uma denúncia de violência doméstica.

No local, uma mulher relatou ter sido agredida pelo ex-companheiro durante uma discussão relacionada à guarda da filha do casal. Segundo a denunciante, ela sofreu puxões de cabelo e tapas na região do pescoço.

Após diligências, os policiais localizaram o suspeito, que apresentou uma versão diferente dos fatos. Ele afirmou ter sido agredido pela ex-companheira e apresentou escoriações no rosto e nas costas.

Diante dos relatos conflitantes e dos indícios de agressões mútuas, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada para adoção das medidas legais cabíveis. A ocorrência resultou na lavratura de flagrante.

Já no Distrito de Sítio dos Nunes, em Flores, policiais militares que realizavam o policiamento de um evento junino flagraram dois homens envolvidos em uma briga.

Os envolvidos foram orientados a encerrar a confusão, porém não obedeceram prontamente às determinações legais da equipe policial.

Diante da resistência apresentada, foi necessária a intervenção dos militares para conter os indivíduos. Segundo a PM, a utilização de algemas ocorreu para garantir a segurança dos próprios envolvidos e dos policiais que atuavam na ocorrência.

Os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Flores, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Compartilhe:

Curso de artesanato em couro fortalece empreendedorismo e geração de renda em Quixaba

Os cursos profissionalizantes vêm transformando realidades e abrindo novas oportunidades para a população de Quixaba. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de qualificação e incentivar o empreendedorismo, a Prefeitura Municipal, por meio da Sala do Empreendedor e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vem investindo em ações que promovem autonomia financeira e fortalecimento da economia local.

Entre as capacitações ofertadas, ganha destaque o curso de artesanato em couro, que proporciona aos participantes a oportunidade de aprender uma atividade tradicional, desenvolver habilidades e criar uma alternativa de geração de renda para as famílias quixabenses.

A iniciativa busca incentivar o empreendedorismo, valorizando o trabalho artesanal e possibilitando que os alunos transformem o conhecimento adquirido em uma fonte de sustento e crescimento econômico.

O prefeito José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, ressaltou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento do município e para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Investir em capacitação é investir nas pessoas. Nosso compromisso é criar oportunidades para que os quixabenses possam aprender uma profissão, empreender e conquistar sua independência financeira. O curso de artesanato em couro é mais uma ação que fortalece a economia local, valoriza os talentos da nossa gente e contribui para o crescimento das famílias de Quixaba. Seguiremos buscando parcerias e ampliando iniciativas que gerem mais emprego, renda e dignidade para a nossa população”, destacou o prefeito.

A parceria entre a Prefeitura de Quixaba, através da Sala do Empreendedor, e o Senar tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão produtiva, oferecendo capacitações em diversas áreas e incentivando o desenvolvimento sustentável do município.

Com ações voltadas à qualificação e ao empreendedorismo, a gestão municipal reafirma o compromisso de investir nas pessoas e promover oportunidades que gerem renda, fortalecendo a economia e construindo um futuro com mais desenvolvimento para Quixaba.

Compartilhe:

Marconi Santana participa da Festa da Colônia, em Ibitiranga, e reforça reconhecimento às entregas de Raquel Lyra no Pajeú

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu agenda na Fazenda Colônia, em Ibitiranga, distrito de Carnaíba, onde participou da tradicional Festa da Colônia, dedicada a Santo Antônio.

Durante a visita, Marconi esteve acompanhado de lideranças políticas da região, entre elas o vereador Zé Negão, de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, Gerente Regional de Articulação da Casa Civil, o vereador Marinho Cassiano, Tenente Gleidson, João Góes, além de outros nomes que acompanharam a agenda.

Na ocasião, Marconi fez questão de reconhecer publicamente entregas da governadora Raquel Lyra no Sertão do Pajeú. Entre elas, citou a pavimentação da PE-348, estrada que dá acesso à Fazenda Colônia, passando por Ibitiranga, e que tem melhorado o deslocamento da população da comunidade e de moradores da região.

Marconi também visitou a Cozinha Comunitária Bom Prato Yolanda Pereira da Silva, uma das unidades entregues pela gestão Raquel Lyra. Instalada em um prédio que, segundo ele, foi construído quando Ibitiranga ainda pertencia ao município de Flores e funcionava como açougue público, a cozinha integra as ações de segurança alimentar, com oferta de refeições à população.

A passagem pela Fazenda Colônia reforçou a presença de Marconi no Sertão do Pajeú e evidenciou seu alinhamento político com a governadora Raquel Lyra, especialmente na defesa de obras e políticas públicas que chegam às comunidades do interior.

Compartilhe:

Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na PE-320, em Flores

Um ciclista ficou ferido na noite deste domingo (21/06) após ser atingido por um carro no perímetro urbano da rodovia PE-320, em Flores, no Sertão do Pajeú. O acidente aconteceu no trecho localizado entre o Hospital Municipal de Flores e o bairro Eldorado.

De acordo com informações preliminares, a vítima sofreu uma fratura exposta no pé e recebeu os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, foi encaminhada para uma unidade hospitalar em Serra Talhada, onde recebeu atendimento especializado.

Relatos iniciais apontam que o ciclista possivelmente estaria sob efeito de álcool no momento do acidente, informação que deverá ser confirmada ou descartada pelas autoridades responsáveis pela investigação do caso.

Até o momento, a identidade e a procedência da vítima não foram divulgadas oficialmente. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelos órgãos competentes para esclarecer a dinâmica da colisão e eventuais responsabilidades.

O caso chama a atenção para os riscos no trânsito, especialmente em trechos urbanos de rodovias, onde a circulação de veículos e ciclistas exige atenção redobrada de todos os usuários da via.

Compartilhe:

Carreta Pernambucana da Mulher conclui atendimentos em Quixaba

Chegou ao fim, no ultimo sábado, a passagem da Carreta Pernambucana da Mulher por Quixaba. Durante os dias de atendimento no município, centenas de mulheres tiveram acesso a exames e consultas especializadas, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.

Foram realizados procedimentos como mamografias, ultrassonografias de mama, biópsias, colposcopias, além de consultas com ginecologista e mastologista, garantindo mais acesso aos serviços de saúde e contribuindo para o diagnóstico precoce de diversas doenças.

Para o secretário municipal de Saúde, Emanoel Cabral, a ação foi marcada por muito trabalho e resultados positivos. “Foram dias de muito trabalho, mas também de grandes resultados. Centenas de mulheres tiveram acesso a exames e atendimentos especializados, fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.”

A Prefeitura de Quixaba agradece ao Governo de Pernambuco, à equipe da Carreta da Mulher e a todos os profissionais envolvidos por essa importante iniciativa, que levou mais saúde, cuidado e qualidade de vida às mulheres do nosso município.

Compartilhe:

Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.
Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.
“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Segurança
Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.
Mobilidade
Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.
Desenvolvimento Urbano e Habitação
Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.
O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.
Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.
Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.
Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.
Assistência Social
O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.
Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.
 
Recursos Hídricos
Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.
Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.
Compartilhe:

Homem é morto após ser agredido com capacete na zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde

Um homicídio foi registrado na noite deste sábado (20/06) na comunidade do Sítio Bom Sucesso, na zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú. A vítima foi identificada como Josenilson da Costa Silva.

De acordo com informações preliminares, o crime teria ocorrido após um desentendimento. Durante a confusão, o autor do homicídio teria utilizado um capacete de motocicleta para agredir a vítima com diversos golpes na região da cabeça.

Josenilson da Costa Silva não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local.

As circunstâncias e a motivação do crime ainda deverão ser esclarecidas pelas autoridades competentes. O caso será investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar oficialmente o autor e apurar os detalhes que culminaram com o homicídio.

O corpo da vítima deverá ser encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

O crime causou comoção entre os moradores do Sítio Bom Sucesso e da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, que aguardam o avanço das investigações.

Compartilhe: