Destaque

Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

Destaque

Izilda Sampaio deixa a presidência do Conselho do Fundeb de Afogados

Destaque

Secretaria de Cultura de Afogados divulga atrações locais da 20a. Expoagro

Marconi Santana participa da Festa da Colônia, em Ibitiranga, e reforça reconhecimento às entregas de Raquel Lyra no Pajeú

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu agenda na Fazenda Colônia, em Ibitiranga, distrito de Carnaíba, onde participou da tradicional Festa da Colônia, dedicada a Santo Antônio.

Durante a visita, Marconi esteve acompanhado de lideranças políticas da região, entre elas o vereador Zé Negão, de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, Gerente Regional de Articulação da Casa Civil, o vereador Marinho Cassiano, Tenente Gleidson, João Góes, além de outros nomes que acompanharam a agenda.

Na ocasião, Marconi fez questão de reconhecer publicamente entregas da governadora Raquel Lyra no Sertão do Pajeú. Entre elas, citou a pavimentação da PE-348, estrada que dá acesso à Fazenda Colônia, passando por Ibitiranga, e que tem melhorado o deslocamento da população da comunidade e de moradores da região.

Marconi também visitou a Cozinha Comunitária Bom Prato Yolanda Pereira da Silva, uma das unidades entregues pela gestão Raquel Lyra. Instalada em um prédio que, segundo ele, foi construído quando Ibitiranga ainda pertencia ao município de Flores e funcionava como açougue público, a cozinha integra as ações de segurança alimentar, com oferta de refeições à população.

A passagem pela Fazenda Colônia reforçou a presença de Marconi no Sertão do Pajeú e evidenciou seu alinhamento político com a governadora Raquel Lyra, especialmente na defesa de obras e políticas públicas que chegam às comunidades do interior.

Compartilhe:

Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na PE-320, em Flores

Um ciclista ficou ferido na noite deste domingo (21/06) após ser atingido por um carro no perímetro urbano da rodovia PE-320, em Flores, no Sertão do Pajeú. O acidente aconteceu no trecho localizado entre o Hospital Municipal de Flores e o bairro Eldorado.

De acordo com informações preliminares, a vítima sofreu uma fratura exposta no pé e recebeu os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, foi encaminhada para uma unidade hospitalar em Serra Talhada, onde recebeu atendimento especializado.

Relatos iniciais apontam que o ciclista possivelmente estaria sob efeito de álcool no momento do acidente, informação que deverá ser confirmada ou descartada pelas autoridades responsáveis pela investigação do caso.

Até o momento, a identidade e a procedência da vítima não foram divulgadas oficialmente. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelos órgãos competentes para esclarecer a dinâmica da colisão e eventuais responsabilidades.

O caso chama a atenção para os riscos no trânsito, especialmente em trechos urbanos de rodovias, onde a circulação de veículos e ciclistas exige atenção redobrada de todos os usuários da via.

Compartilhe:

Carreta Pernambucana da Mulher conclui atendimentos em Quixaba

Chegou ao fim, no ultimo sábado, a passagem da Carreta Pernambucana da Mulher por Quixaba. Durante os dias de atendimento no município, centenas de mulheres tiveram acesso a exames e consultas especializadas, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.

Foram realizados procedimentos como mamografias, ultrassonografias de mama, biópsias, colposcopias, além de consultas com ginecologista e mastologista, garantindo mais acesso aos serviços de saúde e contribuindo para o diagnóstico precoce de diversas doenças.

Para o secretário municipal de Saúde, Emanoel Cabral, a ação foi marcada por muito trabalho e resultados positivos. “Foram dias de muito trabalho, mas também de grandes resultados. Centenas de mulheres tiveram acesso a exames e atendimentos especializados, fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.”

A Prefeitura de Quixaba agradece ao Governo de Pernambuco, à equipe da Carreta da Mulher e a todos os profissionais envolvidos por essa importante iniciativa, que levou mais saúde, cuidado e qualidade de vida às mulheres do nosso município.

Compartilhe:

Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.
Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.
“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Segurança
Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.
Mobilidade
Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.
Desenvolvimento Urbano e Habitação
Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.
O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.
Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.
Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.
Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.
Assistência Social
O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.
Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.
 
Recursos Hídricos
Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.
Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.
Compartilhe:

Homem é morto após ser agredido com capacete na zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde

Um homicídio foi registrado na noite deste sábado (20/06) na comunidade do Sítio Bom Sucesso, na zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú. A vítima foi identificada como Josenilson da Costa Silva.

De acordo com informações preliminares, o crime teria ocorrido após um desentendimento. Durante a confusão, o autor do homicídio teria utilizado um capacete de motocicleta para agredir a vítima com diversos golpes na região da cabeça.

Josenilson da Costa Silva não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local.

As circunstâncias e a motivação do crime ainda deverão ser esclarecidas pelas autoridades competentes. O caso será investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar oficialmente o autor e apurar os detalhes que culminaram com o homicídio.

O corpo da vítima deverá ser encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

O crime causou comoção entre os moradores do Sítio Bom Sucesso e da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, que aguardam o avanço das investigações.

Compartilhe:

PRF faz apreensão de madeira irregular e resgata aves silvestres em Serra Talhada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 623 m³ de madeira irregular e resgatou 26 aves silvestres, entre os dias 8 e 19 de junho, nas rodovias federais que cortam as cidades de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

As ações integram o Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécies de Madeira (NIMEM), que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos e as técnicas utilizadas na identificação de espécies de madeira, fortalecendo o combate aos crimes ambientais e o enfrentamento ao transporte irregular de produtos florestais.

A iniciativa reuniu equipes da PRF do Nordeste, Mato Grosso do Sul e Roraima, além de contar com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT) e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A capacitação integra as ações voltadas ao fortalecimento da fiscalização ambiental, promovendo a troca de conhecimentos entre instituições e contribuindo para a proteção dos recursos naturais brasileiros.

Durante a fase operacional, que registrou 20 ocorrências ambientais, as equipes flagraram diversos casos de transporte de madeira irregular, que havia saído principalmente do Pará em direção a cidades do Nordeste e de outras regiões. Entre as irregularidades identificadas, estavam a divergência na rota e na espécie declarada, inconsistência no volume informado e falta da documentação adequada para o transporte do produto.

As equipes emitiram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pelos crimes ambientais e encaminharam as cargas apreendidas para os pátios, onde ficarão à disposição do Ibama. Após avaliação do órgão ambiental, a madeira poderá ser doada a instituições sociais, de ensino e pesquisa, ou a outros órgãos públicos.

Compartilhe:

São João de Petrolina paga R$ 950 mil a Leonardo e R$ 750 mil a João Gomes; veja outros cachês

Atração da primeira noite do São João de Petrolina, o cantor Leonardo recebeu um cachê de R$ 950 mil para se apresentar na noite da sexta-feira (19/06). O valor foi divulgado pela prefeitura no Diário Oficial do Município. Esse é o terceiro maior cachê divulgado até agora. O sertanejo fica atrás de Gusttavo Lima, que vai ganhar R$1,5 milhão, e Ivete Sangalo, que fechou contrato por R$ 1 milhão.

Outra atração da festa, o cantor Nattan vai receber R$ 900 mil para se apresentar no dia 27. Um dos nomes mais esperados do evento, João Gomes ganhará R$ 750 mil pelo show deste domingo na cidade onde cresceu e deu os primeiros passos na música.

Atração deste sábado (20), o cantor Pablo vai receber R$ 700 mil para apresentar suas músicas românticas ao público petrolinense. Já Tarcísio do Acordeon teve cachê de R$ 500 mil para subir ao palco na véspera do São João.

A expectativa é que os valores pagos aos demais artistas que vão se apresentar na festa sejam divulgados nas próximas edições do Diário Oficial.

Confira os cachês divulgados:

  • Gusttavo Lima – R$ 1,5 milhão
  • Ivete Sangalo – R$ 1 milhão
  • Leonardo – R$ 950 mil
  • Nattan – R$ 900 mil
  • Natanzinho Lima – R$ 850 mil
  • Simone Mendes – R$ 850 mil
  • Xand Avião – R$ 800 mil
  • João Gomes – R$ 750 mil
  • Pablo – R$ 700 mil
  • Matheus e Kauan – R$ 700 mil
  • Léo Santana – R$ 650 mil
  • Zé Vaqueiro – R$ 600 mil
  • Tarcísio do Acordeon – R$ 500 mil
  • Mari Fernandes – R$ 500 mil
  • Seu Desejo – R$ 500 mil
  • Rey Vaqueiro – R$ 450 mil
  • Toque Dez – R$ 402 mil
  • Silvânia e Berg – R$ 400 mil
  • Limão com Mel – R$ 350 mil
  • Jonas Esticado – R$ 300 mil
  • Eric Land – R$ 300 mil
Compartilhe:

Izilda Sampaio deixa a presidência do Conselho do Fundeb de Afogados

A ex-presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb em Afogados da Ingazeira, Izilda Sampaio de Sousa Lira, divulgou uma carta aberta em que denuncia ter sido alvo de uma articulação para deixar o colegiado antes do fim do mandato.

No texto, ela afirma que a decisão partiu do Rotary Club de Afogados da Ingazeira, entidade que ocupava a vaga no conselho, e atribui o movimento a interesses contrariados por sua atuação na fiscalização dos recursos da educação básica. “A pedra no sapato foi removida”, diz ela na carta.

Izilda diz que presidiu o conselho com independência, imparcialidade e compromisso com a legalidade, destacando que sempre cobrou transparência na aplicação das verbas do Fundeb. “Os incomodados agora estão livres do olhar crítico, dos questionamentos e da fiscalização rigorosa que sempre exerci”.

Na carta, ela também informa que outros três conselheiros representantes da sociedade civil pediram desligamento, em meio a divergências sobre pareceres e à condução dos trabalhos no colegiado.

 

**CARTA ABERTA**

Caros Afogadenses,

O Rotary Club de Afogados da Ingazeira (PE), por decisão unilateral de seu presidente, que é esposo de uma funcionária comissionada da Secretaria Municipal de Educação, renunciou ao assento que o Clube ocupava no **Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – Cacs Fundeb**, antes do término do mandato.
Por indicação desse Clube, eu ingressei no Conselho do Fundeb em 2023, lá fui eleita por unanimidade para presidir o colegiado. Durante esses três anos e meio, exerci minhas atribuições com independência, imparcialidade e a estrita observância da legalidade, sempre comprometida com a fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos, destinados à educação básica.
Em nenhum momento deixei de cumprir meu dever legal de defender a transparência e o interesse público, mesmo contrariando interesses. Por fim, registro que aqueles que se incomodavam com minha atuação podem ficar tranquilos: a “pedra no sapato” foi removida. Fiz o ofício solicitando meu desligamento, já que a manobra efetuada para me substituir, não surtiu efeito. Os incomodados agora estão livres do olhar crítico, dos questionamentos e da fiscalização rigorosa que sempre exerci. Sigam, portanto, com o caminho desimpedido para administrar os recursos da educação básica, conforme entenderem. Durante este período os dados da educação municipal foram levados ao conhecimento da sociedade e cabe a ela seguir vigilante. Quanto a mim, permaneço com a consciência tranquila de quem cumpriu seu dever, sempre pautada pela legalidade, pela transparência e pela defesa do interesse público, o que não é tarefa fácil. Informo também, que além de mim, mais três conselheiros representantes da sociedade civil, também apresentaram suas cartas de desligamento, não por medo da luta, mas por não concordarem com pareceres seletivos, que não espelhassem a clareza dos números, como era o desejo de alguns. Finalizo agradecendo as inúmeras manifestações de solidariedade que eu venho recebendo.
Atenciosamente,

**Izilda Sampaio de Sousa Lira**
**Ex-presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.**

Compartilhe:

Com adesão do Vereador Valdemar Viana, Marconi reforça base política em Calumbi

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, recebeu neste sábado o apoio do vereador Valdemar Viana, de Calumbi. A adesão amplia a presença política de Marconi no município, onde ele já contava com o apoio do vereador Roberio Vaqueiro.

O movimento reforça uma articulação que vem sendo observada em diferentes regiões de Pernambuco. Marconi já ampliou suas bases para além do Sertão, reunindo apoios de lideranças municipais, vereadores, ex-vereadores e nomes com atuação política em suas comunidades.

Em Calumbi, a chegada de Valdemar Viana dá mais consistência ao grupo local ligado ao projeto de Marconi. Ao lado de Roberio Vaqueiro, o vereador passa a integrar uma construção política que tem buscado fortalecer a representatividade regional e ampliar o diálogo com lideranças que conhecem de perto a realidade dos municípios.

O encontro também contou com a presença de Gustavo, genro de Marconi, e foi marcado por conversas de alinhamento político e fortalecimento de vínculos.

Embora ainda esteja no período de pré-campanha, Marconi tem conseguido transformar sua trajetória administrativa e sua presença no território em uma rede de apoios que vem ganhando destaque no cenário político estadual. A adesão de Valdemar Viana, nesse contexto, não aparece como um fato isolado, mas como mais um passo dentro de um projeto que já reúne lideranças em diferentes municípios pernambucanos.

Com a chegada do vereador de Calumbi, Marconi fortalece sua base local e reafirma a capacidade de articulação que tem marcado sua movimentação política nos últimos meses.

Compartilhe:

Marconi é lembrado e citado em discurso por Raquel, Dueire e Luciano Bonfim em ato da PE-350

A entrega da requalificação da PE-350, a conhecida Estrada do Brocotó, em Triunfo, movimentou o Sertão do Pajeú e reuniu lideranças de diferentes regiões em torno de uma obra aguardada pela população.

No ato, o ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, teve seu nome mencionado em discursos de peso, entre eles o da governadora Raquel Lyra, do prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, e do senador Fernando Dueire.

A fala de Dueire foi uma das mais simbólicas. Ao se dirigir a Marconi, o senador afirmou: “tenha certeza, nós vamos trabalhar juntos, eu e Túlio como Senador e você como Deputado”. A declaração reforçou, em público, o espaço que Marconi vem conquistando dentro de uma articulação política cada vez mais ampla.

A presença de Marconi ao lado de Raquel também chamou atenção. A governadora, que tem fortalecido sua marca no interior com obras e entregas importantes, demonstrou mais uma vez proximidade com uma liderança que vem ampliando sua presença no Pajeú e em outras regiões de Pernambuco.

Além das autoridades, várias lideranças que apoiam Marconi também participaram do evento, dando ao ato um tom de reconhecimento e prestígio político. Em Triunfo, a PE-350 foi o centro da agenda, mas os discursos deixaram claro que Marconi Santana também saiu do evento fortalecido.

Compartilhe: