Destaque

Prefeitura de Afogados promove sorteio do IPTU premiado neste domingo

Destaque

Marconi cumpre agenda no Sertão do Araripe e encerra passagem em Salgueiro com novo apoio político

Destaque

Lucas Ramos cumpre agenda no Agreste e no Sertão e reforça alianças políticas em Pernambuco

Prefeitura de Afogados promove sorteio do IPTU premiado neste domingo

Acontece neste domingo (28/06), a partir das 19h, o sorteio do IPTU premiado referente ao ano fiscal 2025.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com a iniciativa, busca premiar contribuintes que estejam em dia com os tributos municipais.

De acordo com a Secretária Municipal de Finanças, Lúcia Gomes, a campanha foi um sucesso, com muitos contribuintes, nessa reta final, se dirigindo à Prefeitura para quitar os seus débitos e assim poder concorrer.

O sorteio ocorre logo após a missa dominical, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

Serão sorteados um Fiat Argo 0 km, duas motos Shineray – 175 cilindradas, dois televisores em LED 32 polegadas e dois refrigeradores.

“Esse é o momento de premiarmos quem ajuda ao município, de valorizarmos quem contribui com o desenvolvimento de Afogados, pagando em dia os seus tributos,” destacou Lúcia Gomes.

De acordo com a secretaria de finanças, a campanha vem crescendo em participação. Na primeira edição em 2017, tivemos a participação de 1.742 contribuintes, e uma média de 7.000 nas duas últimas edições do
IPTU Premiado, com redução de mais de 20% na inadimplência.

Compartilhe:

Carnaiba de luto; morre aos 87 anos o Irmão Silva

Faleceu em Carnaíba, aos 87 anos, o senhor Silvino Gomes do Nascimento, carinhosamente conhecido por todos como Seu Silva. O falecimento causou grande comoção entre familiares, amigos e membros da comunidade carnaibana, onde era bastante conhecido por sua simplicidade, serenidade e convivência harmoniosa.

Seu Silva era reconhecido por ser um homem pacato, de fortes valores cristãos e frequentador assíduo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, onde cultivou ao longo dos anos amizades e testemunhou sua fé.

Pai de Sivanildo Gomes, Seu Silva deixa familiares, amigos e uma história marcada pelo respeito, dedicação à família e exemplo de vida.

O corpo está sendo velado em sua residência, localizada na Rua Mário Melo, no Centro de Carnaíba, onde familiares e amigos prestam as últimas homenagens.

O sepultamento está marcado para as 16h deste sábado, 27 de junho, no Cemitério São Judas Tadeu Parque da Saudade, em Carnaíba.

Neste momento de dor e despedida, familiares recebem as manifestações de solidariedade e carinho de toda a comunidade.

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos e votos de conforto neste momento de profunda tristeza.

Por Cauê Rodrigues

Compartilhe:

Gestão Raquel Lyra comanda formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25/06), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.

O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.

Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

MULHER – Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Compartilhe:

Marconi cumpre agenda no Sertão do Araripe e encerra passagem em Salgueiro com novo apoio político

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu uma agenda movimentada pelo Sertão de Pernambuco, com passagens por Ouricuri, Ipubi e Salgueiro, reforçando diálogos, reencontros e apoios importantes para sua caminhada política.

Em Ouricuri, Marconi participou de um bate-papo na Rádio Mais, com o locutor Fábio, onde falou sobre o Sertão, os desafios de Pernambuco e a importância de uma representação política próxima das pessoas.

Na sequência, esteve em Ipubi, em um almoço promovido pelo amigo e companheiro William, reunindo lideranças, amigos e apoiadores em um momento de conversa e fortalecimento regional.

A agenda foi encerrada em Salgueiro, onde Marconi recebeu o apoio de Nemédio, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, além de sua irmã Nébia e de toda a família. Comerciantes e pessoas com forte vínculo na cidade, eles se somam ao projeto de Marconi por Salgueiro, pelo Sertão e por todo Pernambuco.

A passagem pelos três municípios reforça a presença de Marconi em diferentes regiões do Estado e evidencia uma construção política baseada no diálogo, na confiança e na aproximação com lideranças que conhecem de perto a realidade do povo pernambucano.

Compartilhe:

Lucas Ramos cumpre agenda no Agreste e no Sertão e reforça alianças políticas em Pernambuco

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) intensificou sua agenda política em Gravatá na ultima semana ao lado do ex-prefeito Joaquim Neto, do pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques e do vereador Gil Dantas, realizando visitas à Rádio Nova FM, à feira livre e ao Mercado Cultural. O encontro foi pautado pela renovação de compromissos com o futuro da cidade, incluindo discussões estratégicas sobre o abastecimento de água e o desenvolvimento socioeconômico do município.

_”Estamos intensificando o diálogo com a população e articulando soluções para o desenvolvimento de Gravatá. Seguirei trabalhando ao lado de Joaquim Neto para garantir o progresso e a qualidade de vida que nossa gente merece”._

Celebração em Lajedo

O parlamentar também cumpriu agenda em Lajedo, onde foi recebido pelo ex-prefeito Antônio João Dourado e pelo deputado estadual João Paulo Costa para participar do tradicional bloco “Os Matutos”. O evento reuniu uma multidão e destacou a sintonia política entre as lideranças presentes. Lucas Ramos ressaltou a importância de prestigiar festividades que movimentam a economia local e valorizam a identidade cultural da região.

_”É sempre uma alegria retornar a Lajedo e reencontrar amigos que compartilham do compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade. Participar de uma festa tão tradicional como o bloco Os Matutos reforça nossa conexão com a cultura popular e com o povo pernambucano”,_ afirmou.

*Cultura e Tradição em Cabrobó*

Do agreste, Lucas Ramos seguiu para Cabrobó, no Sertão do São Francisco, onde participou da 8ª edição da tradicional Pega de Boi no Mato, realizada na Fazenda Piutá, a convite do vereador Glenio Rodrigues. O evento, promovido por Carlim Moraes e Elenice Moraes, reuniu centenas de participantes e preserva uma das mais importantes manifestações da cultura sertaneja.

A programação contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó, Paulo Gonçalves, do ex-vereador Claudenor Novaes e dos ex-prefeitos Marcílio Cavalcante e Auricelio Torres, entre outras lideranças da região.

Para Lucas Ramos, valorizar iniciativas como a Pega de Boi no Mato significa reconhecer e preservar tradições que fazem parte da história e da identidade do Sertão.

_”Nossa cultura é uma das maiores riquezas de Pernambuco. Eventos como este mantêm vivas as raízes do povo sertanejo e fortalecem o sentimento de pertencimento das comunidades”,_ destacou.

A agenda reforça a presença do parlamentar em diferentes regiões do estado, ampliando o diálogo com lideranças políticas e acompanhando de perto as demandas e potencialidades dos municípios pernambucanos.

Compartilhe:

Governadora Raquel Lyra lamenta ataque durante o São João em Serra Talhada e afirma que policiais feridos não correm risco de vida

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se pronunciou sobre o episódio de violência registrado na madrugada da última quarta-feira (24/06), na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante os festejos juninos.

Segundo a gestora, o governo estadual acompanha o caso desde os primeiros momentos e determinou mobilização das forças de segurança e da Secretaria de Defesa Social para prestar apoio às investigações e aos atendimentos aos feridos.

“Eu coloco toda a nossa Secretaria e a Polícia Militar à disposição da imprensa, que já vem dando os esclarecimentos necessários. Lamento profundamente o ocorrido. Temos feito o São João mais seguro da nossa história, com lançamento de efetivo e equipamentos. Infelizmente, houve uma atitude isolada de uma pessoa que chegou atirando contra os nossos policiais. A investigação está aberta”, afirmou.

 Na ocorrência, 15 pessoas feridas, entre policiais militares e civis. Ela também informou que os agentes de segurança atingidos estão recebendo atendimento médico e passam por procedimentos cirúrgicos, mas não correm risco de vida.

O episódio ocorreu na Estação do Forró, principal polo dos festejos juninos do município, e mobilizou rapidamente equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O atirador foi morto após a ocorrência, em circunstâncias que seguem sob investigação. A Polícia Civil de Pernambuco deve conduzir o inquérito para esclarecer a dinâmica completa do caso.

Compartilhe:

PRF divulga balanço da Operação São João em Pernambuco

Entre os dias 19 e 24 de junho, a  Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação São João 2026 nas rodovias federais de Pernambuco, que registraram um grande aumento na movimentação de veículos, principalmente nas BRs 232 e 428, que levam ao Agreste e Sertão do estado.

Diversas ações para coibir comportamentos arriscados no trânsito foram realizadas pelo órgão, com uma atenção especial para os locais que concentraram os festejos juninos

Este ano, foram registrados 59 sinistros, que deixaram 63 pessoas feridas e seis mortas nas rodovias federais de Pernambuco. Do total de mortes, quatro envolveram motociclistas e duas, ciclistas. No ano passado, a operação coincidiu com o feriado de Corpus Christi e foi realizada entre os dias 18 e 24 de junho. Naquele período, foram atendidos 49 sinistros, com 53 feridos e sete mortes.

Nos cinco dias da operação deste ano, foram fiscalizados 5.329 veículos e 7.034 pessoas, emitidas 3.403 autos de infração e registrados 331,7 toneladas de excesso de peso.

A Lei Seca completou 18 anos e o combate à embriaguez esteve no foco da fiscalização. No total, foram realizados 4.436 testes com o bafômetro, que resultaram em 120 autos de infração e três condutores detidos sob efeito de álcool.

A principal infração verificada foi o excesso de velocidade, com 342 imagens de radar. Outras autuações foram emitidas durante a operação, como ultrapassar em local proibido (266), transitar pelo acostamento (220), não usar cinto de segurança (172), falta do capacete (79) e ausência da cadeirinha (25). Além disso, foram emitidas 99 autuações pelo desrespeito à Lei do Descanso e 27 por excesso de peso.

As ações educativas alcançaram 3.782 pessoas, através de ações de fiscalização dirigida, Cinema Rodoviário e com o apoio da Carreta do Cinema PRF, que permanece na Estação Ferroviária de Caruaru até o dia 27 de junho.

As atividades de combate ao crime resultaram em 23,7 Kg de maconha apreendidos, dez veículos recuperados e 136 m³ de madeira apreendidos. Ao todo, foram detidas 36 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, uso de documento falso, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Para prevenir colisões graves, foram retirados 104 animais de grande porte das rodovias e prestados auxílios a 146 motoristas, que se envolveram em colisões sem vítima ou tiveram problemas durante a viagem. A fiscalização ainda recolheu 247 veículos irregulares ao pátio.

Compartilhe:

Acidente envolvendo veículo do TFD de Solidão é registrado em Afogados da Ingazeira

Na noite desta quinta-feira (25/06), um acidente de trânsito foi registrado nas proximidades da famosa curva do Play Park, localizada em Afogados da Ingazeira.

De acordo com informações inicialmente divulgadas pelos blogs Mais Pajeú e Nill Júnior, a colisão envolveu um carro de passeio e um veículo pertencente ao programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do município de Solidão.

Socorro e Estado das Vítimas

Logo após o impacto, a movimentação no local foi intensa. Segundo os relatos dos portais locais, um jovem envolvido no acidente foi socorrido por populares que passavam pelo trecho antes mesmo da chegada oficial das equipes de resgate. Até o fechamento desta matéria, ainda não haviam sido divulgados boletins oficiais sobre o quadro de saúde do rapaz.

Uma mulher também precisou de atendimento médico no local e recebeu os primeiros socorros de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conforme as informações preliminares colhidas junto aos plantonistas, ela felizmente não sofreu ferimentos graves.

Compartilhe:

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22/06), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:

saldo disponível em conta;
limite autorizado para transações;
possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:

quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;
quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

Compartilhe:

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra reforça efetivo do CBMPE com formação de novos oficiais

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25/06), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.

“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já  nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. “Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral”, afirmou.

Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.

Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Compartilhe: