Categories: Notícias

Governo de Pernambuco sanciona lei que cria cotas raciais em concursos públicos estaduais

O governador em exercício Ricardo Paes Barreto sancionou, nesta terça-feira (28/10), a Lei nº 19.050 que assegura a reserva de 30% das vagas oferecidas em concursos públicos e processos seletivos simplificados do Poder Executivo Estadual para pretos e pardos, indígenas e quilombolas. A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a inclusão social e a promoção da igualdade racial.

“Estamos sancionando a lei que permite as cotas para negros, pardos, quilombolas e indígenas no primeiro Concurso Unificado do Estado de Pernambuco. Com isso, os editais públicos permanecem rígidos e todos terão a oportunidade de realizar as inscrições, pedindo as cotas quando for o caso. Esta é mais ação do Governo de Pernambuco no sentido e integrar a todos”, destacou o governador em exercício Ricardo Paes Barreto.

A legislação surge após o substitutivo nº 01/2023, ser aprovado no último dia 15 de outubro pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O substitutivo unifica os Projetos de Lei Ordinária nº 464/2023, 593/2023 e 680/2023, que alteram a Lei nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011, que institui regras para a realização de concursos públicos em Pernambuco. A nova legislação estabelece que 25% das vagas serão destinadas a candidatos pretos ou pardos, 3% a indígenas e 2% a quilombolas, consolidando um marco importante na construção de um Estado mais representativo e diverso.

De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, com a lei de cotas sancionada, o próximo passo é a publicação do novo edital. “Os concurseiros podem intensificar os estudos, pois um novo edital já contendo as informações das cotas raciais será publicado em breve. Desejo a todos e todas foco e dedicação nos estudos e sucesso na prova”, disse a titular da pasta.

CONCURSO – Para garantir a adequação às novas diretrizes legais, o Governo de Pernambuco anunciou a suspensão temporária das inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU). O ajuste permitiu a incorporação das cotas no certame, assegurando a conformidade com os princípios constitucionais da isonomia e da inclusão social.

Os candidatos que já realizaram suas inscrições não serão prejudicados, permanecendo com a participação garantida. As novas datas de inscrição e de realização das provas serão divulgadas posteriormente.

Compartilhe:
Marcony Pereira

Recent Posts

Prefeitura de Flores promove Dia D da vacinação antirrábica no sábado 1º

O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria de Saúde, convoca todos os tutores de…

13 horas ago

Professor de Flores e que leciona na ETE Paulo Freire, em Carnaíba, é eleito Educador Nota 10 de 2025 com projeto de sustentabilidade, em SP

O professor pernambucano de Flores, no sertão, é o grande vencedor do Prêmio Educador Nota 10…

13 horas ago

Tabira instala primeira balança eletrônica na Feira de Gado e amplia serviços aos criadores

A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou na tarde desta…

13 horas ago

Polícia Federal indicia ex-secretário de Finanças de Afogados por corrupção eleitoral

A Polícia Federal concluiu investigação que apontou indícios de corrupção eleitoral e caixa dois na…

17 horas ago

MPPE investiga falta de nomeação no concurso da SEE-PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Salgueiro,…

17 horas ago

Homem é preso suspeito de estuprar e matar a própria tia de 62 anos na zona rural de Triunfo-PB

Um crime brutal chocou o município de Triunfo, no Sertão da Paraíba, na manhã desta…

1 dia ago