Categories: Notícias

Professor de Flores e que leciona na ETE Paulo Freire, em Carnaíba, é eleito Educador Nota 10 de 2025 com projeto de sustentabilidade, em SP

O professor pernambucano de Flores, no sertão, é o grande vencedor do Prêmio Educador Nota 10 2025. A maior e mais importante premiação da educação básica no Brasil entrega o reconhecimento na noite desta terça feira 28, em São Paulo, ao professor Gustavo Santos Bezerra, que atua na Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, localizada em Carnaíba, no interior de Pernambuco.

O docente se destaca pelo projeto que busca soluções sustentáveis para o descarte de resíduos tóxicos gerados pelas casas de farinha da região rural de Carnaíba, um problema comum no processo de produção de mandioca. A iniciativa foca na reutilização de subprodutos como a manipueira e as cascas de mandioca. A manipueira, em especial, é um resíduo líquido altamente poluente .

Gustavo Bezerra e seus alunos desenvolvem uma proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá, comunidade que fica cerca de 20 Km da escola. O trabalho transforma os resíduos em recursos, por meio da criação de protótipos como blocos de construção, vinagre, madeira ecológica, filtros, biodigestores e plásticos biodegradáveis, utilizando a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

A 27ª edição do Prêmio Educador Nota 10 registra um recorde de inscrições, com a participação de mais de quatro mil projetos de todo o país. O volume de trabalhos inscritos supera o ano anterior em 45%.

O prêmio é realizado pelo Instituto SOMOS, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de democratizar o acesso à educação.

João Saad, produtor executivo da Band, empresa parceira do projeto, destacou o papel do prêmio em dar visibilidade a iniciativas transformadoras. “O Prêmio Educador Nota 10 é uma maneira da gente colocar luz e vitrine nos professores que tiveram boas iniciativas, porque hoje cada vez mais é difícil captar a atenção dos alunos com a quantidade de estímulos que eles têm. Você precisa estar sempre inovando”, disse.

Desde sua criação em 1998, a premiação acumula mais de 86 mil projetos inscritos em 27 edições. O Educador Nota Dez já reconheceu um total de 279 educadores e distribuiu cerca de R$ 3 milhões em prêmios ao longo de sua história. As iniciativas valorizadas na premiação são desenvolvidas por professores e gestores de escolas públicas e privadas, abrangendo todas as etapas da educação, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O projeto vencedor de Gustavo Santos Bezerra, que se enquadra na categoria de Sustentabilidade, demonstra o impacto direto da educação na solução de problemas socioambientais de comunidades locais, destacando o papel da escola como centro de inovação e desenvolvimento social.

O prefeito Gilberto Ribeiro, da cidade de Flores, terra do professor Gustavo, comemorou; “- Hoje, Flores vibra com uma notícia que enche o coração de alegria: o professor Gustavo dos Santos Bezerra foi eleito o EDUCADOR DO ANO de 2025 no Prêmio Educador Nota 10! O melhor educador do Brasil é nosso, é do Pajeú, é de Flores!
Gustavo é exemplo de dedicação, sensibilidade e amor pelo que faz. Um filho da nossa terra que inspira, transforma e mostra que a educação é o caminho mais bonito para mudar realidades.
Parabéns, professor! Que seu reconhecimento sirva de inspiração para tantos outros que acreditam na força do conhecimento e da nossa gente. Flores tem orgulho de você“, disse o gestor Florence.

Marconi Santana, atual Secretário de Governo de Flores também celebrou a vitória de Gustavo com orgulho;

“É com imensa alegria e um ORGULHO GIGANTE que celebramos o nosso conterrâneo, o professor Gustavo dos Santos Bezerra, eleito o EDUCADOR DO ANO de 2025 na 27ª Edição do Prêmio Educador Nota 10!
O melhor educador do Brasil é da nossa gente, de Flores!
O projeto que lhe rendeu o título máximo, vencedor no Eixo Sustentabilidade, é uma aula de ciência e transformação social: “Dos resíduos aos recursos: Proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá, em Carnaíba, onde leciona”
Essa conquista não é só de Gustavo, é de todos nós, e mostra a força da educação, que une a ciência, a cultura quilombola e o desenvolvimento sustentável.
Parabéns a Gustavo dos Santos Bezerra! Nos orgulhamos de ter um talento como o seu elevando o nome de nossa terra. Parabéns”, enfatizou Marconi.
Compartilhe:
Marcony Pereira

Recent Posts

Prefeitura de Flores promove Dia D da vacinação antirrábica no sábado 1º

O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria de Saúde, convoca todos os tutores de…

5 horas ago

Tabira instala primeira balança eletrônica na Feira de Gado e amplia serviços aos criadores

A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou na tarde desta…

6 horas ago

Polícia Federal indicia ex-secretário de Finanças de Afogados por corrupção eleitoral

A Polícia Federal concluiu investigação que apontou indícios de corrupção eleitoral e caixa dois na…

10 horas ago

MPPE investiga falta de nomeação no concurso da SEE-PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Salgueiro,…

10 horas ago

Governo de Pernambuco sanciona lei que cria cotas raciais em concursos públicos estaduais

O governador em exercício Ricardo Paes Barreto sancionou, nesta terça-feira (28/10), a Lei nº 19.050…

10 horas ago

Homem é preso suspeito de estuprar e matar a própria tia de 62 anos na zona rural de Triunfo-PB

Um crime brutal chocou o município de Triunfo, no Sertão da Paraíba, na manhã desta…

1 dia ago