Faltam quatro dias para acabar o São João de Petrolina, que já está deixando muita gente com gostinho de quero mais. E se já está deixando saudades para o público que está indo curtir os festejos no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, imagina para aqueles que aproveitam para garantir uma renda extra no mês de junho. Os vendedores ambulantes que ocupam a área externa do pátio comemoram o sucesso das vendas, que aumentaram quase 50% com relação a 2019.
Cerca de 307 trabalhadores informais comercializam alimentos e bebidas no espaço. As amigas Íris Angélica da Silva e Luana Jesus montaram a barraca de cachorro quente para o evento, e não se arrependeram. “Após dois anos sem os festejos juninos, retornamos com força total. Esse período é sempre uma época boa para a gente. Estamos muito felizes porque as vendas aqui a cada dia só crescem”, comentaram.
“Está valendo muito a pena o investimento que fizemos. Estamos bem organizados, com barracas com toldos montadas no asfalto. As vendas estão ótimas. E até domingo nosso objetivo é vender todo o estoque que compramos”, contam os vendedores de espetinho, Gilberto Cavalcante e Ricardo Alves.
O São João de Petrolina é responsável por gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, como também por injetar na economia local mais de R$ 273 milhões de reais. Além de beneficiar os vendedores ambulantes e barraqueiros, o evento também fortalece todos os segmentos do trade turístico, devido a atração de cerca de 30 mil turistas.
Por Magno Martins, edição de Ítala Alves