Um novo levantamento de intenção de voto espontâneo e estimulado, divulgado nesta quarta-feira, 6 de julho, pela OPUS aponta em quem os eleitores pretendem escolher para ocupar a cadeira no Senado representando Pernambuco.
Na pesquisa estimulada são apresentados os nomes dos cantidatos atuais que concorrem à eleição, o que limita as opções do eleitor. Esses dados podem ser mais fáceis de apurar, além uma menor probabilidade de entrevistados não responderem, já tendo escutado os nomes. Na espontânea não são apresentados para os eleitores nomes dos candidatos ao entrevistado. O cidadão fala àquele que tem na cabeça ao ser perguntado.
No primeiro cenário do Senado de Pernambuco de voto estimulado, Mendonça Filho aparece no topo, com 21% de intenção de voto, seguido com 20% de Armando Monteiro.
1.Mendonça Filho (UB): 21%
2. Armando Monteiro (PSDB): 20%
3. André de Paula (PSD): 8%
4. Teresa Leitão (PT): 5%
5. Gilson Machado (PL): 4%
Em um segundo cenário, os votos para Mendonça Filho aumentam para 29%, e André de Paula fica com 11% dos votos.
1.Mendonça Filho (UB):29%
2.André de Paula (PSD):11%
3.Gilson Machado (PL):7%
4.Teresa Leitão (PT):6%
5.Eugênia Lima (PSOL):1%
A pesquisa também aponta que, nos votos espontâneos da corrida eleitoral para ser o/a Senador/a de Pernambuco, Gilson Machado, do PL, aparece na primeira colocação da lista do levantamento. O candidato Gilson é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Conheça a lista:
1.Gilson Machado (PL): 2%
2.André de Paula (PSD): 1%
3.Teresa leitão (PT): 1%
4.Armando Monteiro (PSDB): 1%
5.Humberto Costa (PT): 1%
5.Jarbas (MDB): 0%
6.Mendonça Filho (UB): 0%
7.Clarissa Tércio (PP): 0%
8.Daniel Coelho (Cidadania): 0%
Por Mariana de Sousa