O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou pelas redes sociais que o atual presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, pediu demissão e deixa o cargo. A mudança ocorre a menos de quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo instituto é o responsável por sua elaboração.
Em seu Twitter, Godoy disse que a decisão tomada por Dupas ocorreu por “motivos pessoais” e agradeceu a contribuição do colega.
Ainda segundo o ministro, o instituto será chefiado agora por Carlos Moreno, servidor de carreira.
“Anuncio que, a partir de 1º de agosto, o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para a sociedade brasileira”, escreveu.
Carlos Moreno é servidor da autarquia há 37 anos, bacharel e mestre em estatística pela Universidade de Brasília e doutorando em educação pela Universidade Católica de Brasília. Já ocupou diversas funções no Inep. É diretor de Estatísticas Educacionais do instituto desde 2010, liderando processos como o Censo da educação.