Inclusão verdadeira se faz dando aos alunos com necessidades especiais um atendimento diferenciado para que eles tenham as mesmas oportunidades que os demais para aprender e se desenvolver. Para que eles tenham essas condições, os profissionais precisam estar preparados.
É pensando nisso que a Secretaria de Educação de Carnaíba ofereceu a 2ª formação em Terapia ABA, de 09 a 11 de agosto. Além dos estudos de casos, a ênfase dessa formação foi a construção do Plano de Atendimento Individualizado (PEI). “Diferente de outros planejamentos escolares, este é feito de acordo com cada criança, porque cada uma tem as suas necessidades”, explicou a secretária de Educação, Cecília Patriota.
Para Andreza Rodrigues, apoio pedagógico da Creche Marluce Bezerra, o município está fazendo jus ao termo inclusão quando traz um curso dessa magnitude. “Quem ganha não é somente o aluno, mas o profissional, a família e a sociedade como um todo. Porque nós estamos educando uma criança que se tornará adulto e precisará enfrentar os problemas sociais, começamos a prepará-lo desde agora para isso”, afirmou Andreza.
O curso terminou nesta quinta-feira (11) e a partir da próxima segunda-feira (15), as equipes de coordenadores, professores e apoios começam a trabalhar na elaboração do Plano Individualizado de Atendimento de cada aluno. “Falar de inclusão é fácil, mas na prática é desafiador. Uma coisa é o discurso outra é fazer com que as crianças aprendam, se relacionem, se desenvolvam. É uma construção coletiva, por isso fizemos questão de colocar todos os envolvidos nessa formação”, finalizou a secretária Cecília Patriota. Atualmente, o município atende 35 crianças com diagnóstico de autismo.
Por Cauê Rodrigues 
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