AVC mata cerca de 1,5 mil pessoas por ano em Pernambuco

Cerca de 1,5 mil pessoas morrem todos os anos em Pernambuco vítima de acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Uma série histórica dos últimos cinco anos mostrou que, em 2018, foram registrados 1.533 óbitos; em 2019, 1.858 mortes; em 2020, 1.346; em 2021, 1.389 e em 2022, 1.453.

O neurologista Fernando Travassos, do Hospital Pelópidas Silveira, esclarece sobre a importância de cuidar bem do cérebro. “É sempre muito importante trabalharmos com a prevenção, no que diz respeito às doenças neurológicas. É fundamental evitar fatores de risco que contribuam para o aparecimento do AVC, como hipertensão arterial, diabetes, ingestão de bebidas alcoólicas, fumo, sedentarismo, obesidade e estresse emocional”, diz Fernando Travassos.

Sabemos que existem fatores que não podem ser modificados, como a hereditariedade, genética e idade, mas se pode atuar na prevenção com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis”, reforça o médico.

Cérebro

O cérebro tem papel nos principais sistemas do corpo. Na caixa craniana, está o encéfalo (parte do sistema nervoso central responsável por processar e responder a mensagens recebidas). Composto por neurônios (células nervosas que transmitem impulsos ao próprio cérebro), é um dos órgãos mais importantes da biologia humana.

Sem o cérebro, não seríamos capazes de raciocinar, pensar, de ter sentimentos e até de desenvolver ações comuns e necessárias no dia a dia. Dessa maneira, cuidar do cérebro é essencial para se ter maior qualidade de vida, como fazer atividades físicas rotineiras, manter uma dieta saudável, evitar o uso de álcool e outras drogas, dormir bem, entre outros.

Fonte: JC Online

Compartilhe:

Deixe um comentário