Dois homens assaltam sacolão em Afogados da Ingazeira

O efetivo do 23°BPM, durante patrulhamento, foi acionado pela Central de Operações, para atender uma ocorrência de roubo em um estabelecimento comercial (sacolão) no bairro Sobreira, em Afogados da Ingazeira.

No local, a vítima 01, informou que o imputado e outro homem desconhecido, chegaram ao estabelecimento e pediram cigarro, logo em seguida anunciaram o assalto. O indivíduo não identificado fez menção de estar com uma arma na cintura e mandou a vítima 01, deitar-se no chão. O imputado, que foi identificado pela vítima, quebrou a gaveta do caixa e subtraiu um valor de aproximadamente R$ 500,00 (quinhentos reais).

A vítima 02, estava sentada em um sofá e os imputados a mandaram baixar a cabeça, tomando seu aparelho celular de marca Samsung, modelo m13.

Os envolvidos se evadiram a pé. Foram feitas diligências no intuito de localizar os imputados, porém sem êxito.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia local.

Por Mais Pajeú 

Homem é assaltado por dois suspeitos, possivelmente armados, dentro de Cemitério Municipal de Serra Talhada

Na tarde desta quinta-feira (26), por volta das 12h47, um homem foi assaltado por dois suspeitos, possivelmente armados dentro do Cemitério Municipal de Serra Talhada, enquanto o mesmo visitava o túmulo de um familiar dele. O fato ocorreu no bairro Bom Jesus.

Segundo a Polícia Militar, durante uma visita ao túmulo de um parente no cemitério local, o homem foi surpreendido por dois indivíduos, aparentemente armados, quando anunciaram um assalto e levaram a quantia de R$ 230 da vítima. Ainda na ocasião, foram realizadas rondas nas proximidades na tentativa de capturar os envolvidos, mas não lograram êxito.

Diante dos fatos, a ocorrência foi apresentada à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada para adoção das medidas cabíveis.

pelo blog de Luciana Rêgo 

Dupla armada faz assalto ousado no município de Flores, no Sertão

Na note desta terça-feira (19), uma dupla fez um assalto ousado a um estabelecimento comercial no município de Flores, Sertão do Pajeú,

O local foi invadido por dois homens que levaram R$ 400 em dinheiro e dois botijões de gás, fugindo em direção ao distrito de Sítio dos Nunes. O proprietário do estabelecimento, ao seguir os suspeitos, observou quando os mesmos abandonaram tanto os itens furtados quanto a motocicleta usada na fuga.

Imediatamente, a equipe policial se dirigiu ao local e iniciou diligências para tentar localizar os acusados. Durante o procedimento, um homem compareceu ao local e informou que sua motocicleta havia sido furtada, sendo essa a mesma moto utilizada pelos suspeitos durante o assalto.

Apesar dos esforços da polícia, os suspeitos não foram localizados até o momento. A motocicleta e o material furtado foram recuperados e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Flores.

por Serra FM 

Motorista do ônibus TFD de Afogados é assaltado em Recife

O assalto aconteceu no meio da tarde desta quinta-feira, (14/11), o motorista Luciano Magalhães, (Junior 03), estava embarcando os pacientes no ônibus (TFD),  Transporte para Tratamento Fora de Domicílio, quando foi rendido por marginais que invadiram o carro.

Segundo júnior relatou em um áudio, ele e uma paciente, tiveram seus celulares roubados, e mais sua a aliança.

No áudio, ele ainda pede para que as pessoas que cuidam da casa mantenham as portas fechadas, e relata que não foi a primeira vez.

No momento da invasão, poucas pessoas estavam no ônibus. O assalto aconteceu na porta da casa de apoio de Afogados da Ingazeira, na capital pernambucana.

Lembrando que mais usuários do transporte não foram assaltados, porque no momento exato, uma equipe de vigilância ágil e afastou os criminosos.

Apesar do susto, todos os usuários estão bem.

 

Ônibus TFD de Afogados da Ingazeira é assaltado em Recife

Na tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, um motorista que estava conduzindo um ônibus do Programa de Transporte para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), originário de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, foi vítima de assalto na capital, Recife. O veículo que estava pronto para sair com pacientes que realizam tratamento médico em unidades de saúde da cidade foi assaltado na rua do lado da Casa de Apoio de Afogados.

De acordo com informações de uma fonte ao blog o bandido conseguiu assaltar o motorista, mas graças a ação rápida de vigilantes nenhum paciente foi assaltado e ninguém ficou ferido.

por Mais Pajeú 

Criminosos invadem casa, assaltam trabalhadores de Tabira e atiram em cinco pessoas em Pacatuba, no Ceará

Criminosos invadiram uma casa onde estavam sete trabalhadores naturais de Pernambuco, assaltaram os homens e em seguida atiraram em cinco deles, matando duas pessoas. O crime ocorreu no Bairro Alto São João, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite desta segunda-feira (30).

Segundo um dos sobrevivente, que levou um tiro na perna, ele e os colegas são naturais do município de Tabira e trabalhavam viajando, oferecendo serviços de restauro de fotos e esculpindo lápides de sepulturas. O grupo estava hospedado há quatro dias no imóvel que foi invadido por cinco homens armados.

“Eles chegaram e entraram todos encapuzados, anunciaram que era um assalto. Levaram a gente para um quarto, mandaram deitar. […] Pegaram tudo, celular, documentos, carteira. Só a roupa do corpo mesmo que eles deixaram”, disse um sobrevivente.

Ainda segundo a testemunha, os criminosos indagaram se os trabalhadores faziam parte de uma facção criminosa, o que foi negado por todos. Mesmo assim, os suspeitos pegaram dois deles e levaram para outro cômodo.

“Eles deixaram nós cinco para dentro do quarto e levaram os outros dois. Aí nós escutamos quando um gritou e começaram os disparos. O outro tentou fugir, entrou no quarto que a gente estava e eles [criminosos] começaram a efetuar vários disparos nele, que acertaram eu e os outros”, relatou o trabalhador.

Dos sete pernambucanos, dois morreram no local, três foram baleados e outros dois não foram atingidos pelos tiros.

Os feridos foram socorridos ao Hospital Municipal de Pacatuba e em seguida transferidos ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Após o atendimento, eles receberam alta.

Primeira vez no Ceará
Entre os sobreviventes, está o pai de um jovem de 21 anos, que foi assassinado. Conforme o homem, era a primeira vez que o filho viajava ao Ceará para trabalhar com ele.

“Ele nunca tinha vindo, não, pra cá, não. […] É um serviço que a gente vem e volta para Itabira. […] Dessa vez ele tava lá sem fazer nada, eu decidi ir pra trazer ele pra vender, né? Mas eu botei ele pra trabalhar mais eu, ao meu lado. Infelizmente, aconteceu, né?”, falou o pai de um dos mortos.

Ainda conforme o homem, ele e os colegas já tinham costume de pegar encomendas na cidade cearense.

“Essa questão de facção eu sabia que tinha, mas nós éramos acostumados a vir pra cá. Tem mais de dois anos que nós trabalhamos aqui nessa região e nunca aconteceu isso”, disse o trabalhador.

por Afogados online 

Homem morre e outro fica ferido durante assalto na zona rural de Caruaru

Um homem morreu e outro ficou ferido durante um assalto ocorrido na manhã do último domingo (15), no distrito de Lampião, zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As vítimas, que estavam a caminho de Agrestina para participar de uma Feira de Carros, foram surpreendidas por criminosos em outro veículo que anunciaram o assalto. Segundo a Polícia Civil, as vítimas colidiram com o carro dos suspeitos após se assustarem, o que levou os assaltantes a dispararem contra eles.

Vitor Ferreira do Nascimento, de 22 anos, que conduzia o veículo, foi atingido e morreu no local. O passageiro, Maicon Felipe da Silva, de 26 anos, foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Seu estado de saúde não foi divulgado. Um terceiro ocupante do veículo não foi atingido. A Polícia Civil registrou o caso como latrocínio e os suspeitos fugiram sem serem localizados até o momento.

pelo blog de Maciel Rodrigues 

Ladrões assaltam jovem e levam moto na PE 329 entre Carnaíba e Quixaba

Dois indivíduos armados, tomando uma motocicleta Bros, ano 2017, de cor vermelha, de placa PCT3D40.

O assalto aconteceu por volta das 19:30 deste sábado (03/08), na Rodovia Estadual PE 329, nas proximidades do acesso a Barragem do Chinelo, na zona rural de Carnaíba.

De acordo com informações recebidas pelo Blog do Cauê Rodrigues, a proprietária Ingrid Islanny seguia para a cidade de Quixaba juntamente com um amigo quando foram abordados pelos meliantes que ainda levaram o celular da condutora e a carteira do passageiro.

Sem reação, Ingrid acabou entregando a motocicleta, enquanto os ladrões se evadiram do local no sentido Carnaíba.

Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro da motocicleta e dos assaltantes, entrar em contato com a Delegacia de Policia mais próxima e as viaturas de policia militar  que será recompensado.

Dois homens perseguem e roubam jovens em Afogados

O efetivo do 23º BPM foi acionado pela Central de Operações, pois na Rua Antônio Ramos de Souza, Centro de Afogados da Ingazeira, dois indivíduos em uma motocicleta teria praticado um roubo de um aparelho celular, tendo como vítima uma menor de idade.

Chegando ao local, a vítima e testemunha informaram ao policiamento que dois indivíduos em uma moto escura, sendo um moreno de porte físico avantajado, relativamente alto, vestindo uma camisa cinza escuro, short na cor preto, utilizando um capacete preto e sendo o condutor da motocicleta, enquanto o passageiro e segundo assaltante seria um indivíduo moreno, porte físico magro, baixo, vestindo uma camisa na cor amarela, com vermelho, short na cor laranja e com um capacete com um desenho de um coiote ou lobo, tendo ambos, de forma violenta e agressiva, fazendo menção de estarem armados, tomado à força, em via pública, o aparelho celular da vítima.

Na ocasião, tentaram ainda roubar a testemunha , mas não conseguiram segura-la, oportunidade em que ela conseguiu fugir dos assaltantes correndo à pé.

Por sua vez, nesta data, o efetivo do Malhas da Lei do 23º BPM teria recebido informes e repassado para as guarnições que os imputados seriam suspeitos de estarem praticando roubos de aparelhos celulares na região do Pajeú, em sua maioria, de mulheres, sendo que, inclusive, o biótipo de ambos convergiam com as características informadas pela vítima (menor de idade) e testemunha, as quais, ao verem uma foto dos suspeitos, de forma firme e convincente, afirmaram que eles teriam sido os autores do roubo em tela.

Diante do exposto, o efetivo do 23º BPM acionou a guarnição tática da cidade de Iguaracy, que realizou um bloqueio policial e abordou os suspeitos na rodovia PE 292 já retornando em direção ao município de Afogados da Ingazeira-PE. Ao serem indagados sobre o roubo em questão, o imputado 01 negou a sua participação, já o imputado 02 confessou o crime, afirmando que o imputado 01 teria escondido o aparelho celular, ora roubado da vítima, em um imóvel de seu genitor no município de Iguaracy-PE, o qual não está habitado, pois o pai do imputado em questão reside em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Em ato contínuo, diante da clara e evidente situação constitucional de flagrância, o efetivo do 23º BPM, diligenciou até o referido imóvel, localizando e recuperando em seu interior o aparelho celular da vítima, o qual foi roubado momentos antes em Afogados da Ingazeira-PE. No interior do imóvel, foi apreendido, ainda, uma arma de fogo tipo espingarda, fabricação artesanal, anticarga, grosso calibre, a qual, inclusive, nesta data, foi objeto de postagem, exibição e ostentação por parte do imputado 02.

No local, foi apreendido, também, para averiguação eventual investigação e perícia por parte da polícia judiciária um aparelho celular marca samsung (cor vermelho), um tablet marca ipró (cor rosa), e um carregador portátil marca kapbom.

Ao chegar na delegacia, vítima e testemunha reconheceram os imputados como autores do roubo, os quais ainda estavam com as mesmas vestes do momento do crime.

No ato da abordagem o imputado 2 portava um aparelho celular marca motorola e a quantia em espécie de R$ 64,00.

Durante a ocorrência, o imputado 1 afirmou já ter duas passagens pela polícia sob acusação de roubo, sendo uma quando ainda era menor de idade e outra já na condição de maior de idade, enquanto o imputado 2, informou nunca ter sido preso.

Após dar voz de prisão aos imputados, a ocorrência foi repassada à disposição do plantão da polícia civil na cidade de Afogados da Ingazeira-PE, juntamente com o material apreendido/ recuperado, bem como partes envolvidas.

A motocicleta utilizada pelos criminosos na pratica do roubo em tela foi apreendida.

O blog Mais Pajeú apurou que momentos antes, os criminosos teriam ameaçado outras duas jovem, ordenando que elas parassem se não iam atirar, mas elas conseguiram correr e escapar.

Pernambuco reduz em mais de 14% o número de roubos no mês de abril, diz SDS

No último mês, a Zona da Mata contabilizou a maior redução no número de casos de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), seguida pela Capital pernambucana

Segundo dados fornecidos pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da SDS (GGACE), Pernambuco, em abril deste ano, registrou uma queda de mais de 14% no número de roubos quando comparado com o mesmo período de 2023. Resultado das atuações estratégicas estabelecidas pelas Forças de Segurança Pública, o quarto mês de 2024 registrou 3.834 casos, o que representa 644 casos a menos em relação a abril do ano anterior, quando foram registradas 4.478 ocorrências.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, considera que esses números refletem o trabalho de fortalecimento entre as Forças de Segurança Pública. “Essa queda mostra os esforços contínuos do governo do Estado e a eficácia das medidas de segurança implementadas”, declara.

Em abril, todas as regiões do Estado apresentaram reduções. A maior redução ocorreu na Zona da Mata, com um percentual de 26,3%, ao registrar 327 ocorrências, em 2023, enquanto em 2024, foram 241. Seguida por uma redução de 16,8%, a Capital foi a segunda com maior redução, caindo de 1.867 (2023) para 1.553 (2024). A Região Metropolitana do Recife (RMR) apresentou uma queda de 11,6%, com 160 casos a menos que em 2023 (1.217 ocorrências em abril/24). Os municípios que compõem o Agreste pernambucano fecharam o último mês com 642 casos, ou seja, redução de 10% com 71 ocorrências a menos que o contabilizado no mesmo período em 2023 (713). Por fim, o Sertão pernambucano fechou o quarto mês do ano com uma redução de 6,7%, caindo de 194 (2023) para 181 (2024).

No acumulado do ano, Pernambuco apresentou uma redução de 12% nos índices, quando comparado com os primeiros quatro meses de 2023. Com uma diferença de mais de 2 mil casos, o Estado caiu de 17.441 (2023) para 15.347 (2024) casos de CVP. O resultado, conforme o secretário Alessandro, estimula a continuidade das ações e novas estratégias nos próximos passos da Segurança Pública. “Seguiremos buscando formas de ampliar a segurança da população. Seja por meio de ações preventivas ou ostensivas, tudo que fazemos é firmado no compromisso de zelar pelo povo pernambucano”, finaliza.

REDUÇÃO DE CELULARES SUBTRAÍDOS – Em abril de deste ano, as ocorrências de roubo de celular apresentaram redução de 10,5%, ou seja, 466 casos a menos do que o registrado no mesmo período de 2023 (4.449). E seguindo as atuações, as Forças Policiais, através do programa Alerta Celular, recuperaram mais de 3.900 celulares desde janeiro de 2024.

DINTER 1 TÊM ABRIL COM MENOR ÍNDICE DE MVI DOS ÚLTIMOS 11 ANOS – As ocorrências de mortes violentas intencionais (MVI) na Diretoria Integrada do Interior (Dinter) 1, composta por 109 municípios da Zona da Mata Sul, Zona da Mata Norte, Agreste e a parte do Litoral, apresentaram a maior queda dos últimos 11 anos. Em abril deste ano, a área contabilizou 99 registros de MVI, melhor resultado desde 2013, quando ocorreram 96 registros.

A Dinter 1, onde os dados apontam redução dos índices de MVI, é composta por municípios como Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e também Goiana, Vitória de Santo Antão, Palmares e Nazaré da Mata.

PANORAMA DE MVI –  No último mês de 2024, Pernambuco apresentou um aumento de 1,9% nos casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), quando comparado com o mesmo período em abril de 2023. Com uma diferença de seis casos, sendo 317 (abr/2023) e 323 (abr/2024).

Apesar do aumento, a Zona da Mata registrou uma queda de 28,3%, (46 em abr/23 e 33 casos em abr/24). O Sertão apresentou estabilidade, contabilizando 45 casos tanto em abril de 2023, como em abril deste ano. A RMR saiu de 107 (abr/23) para 117 (abr/24). O Agreste apresentou uma variação de 3 casos, saindo de 66 (abr/23) para 69 (abr/2024). Já a Capital, apresentou seis casos a mais que no ano passado, saindo de 53 (abr/23) para 59 (abr/24).

2º MELHOR MÊS DA SÉRIE HISTÓRICA DE ROUBO DE CARGAS –  O ano de 2024 apresentou o 2º melhor mês de abril na série histórica de roubo de cargas, caindo de 36 (abr/23) para 19 (abr/24), o que representa uma redução de 47,2%. Quanto aos índices referentes aos furtos de cargas, Pernambuco alcançou uma redução de 50% em abril deste ano quando comparado com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 8 (abr/23) para 4 (abr/24).

MULHERES – Pernambuco contabilizou em abril deste ano sete casos de feminicídio, ante dois registros no mesmo período em 2023. Quanto aos dados de Violência Doméstica contra Mulher, o Estado totalizou, no quarto mês do ano, 4.418 vítimas, uma variação de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior (4.296 abr/23).

A SDS reforça o alerta para este tipo de crime, considerado um dos poucos em que o criminoso dá indícios de que cometerá, assim, a SDS, em parceria com a Secretaria da Mulher, tem investido em campanhas de conscientização para que a mulher denuncie logo a primeira agressão que sofre.

SIMULAÇÃO DE DESASTRE EM JARDIM MONTE VERDE – A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Militar (PMPE), Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes e Guarda Municipal, realiza, nesta sexta (17) a  primeira simulação de desastres com o objetivo de treinar o tempo de resposta das Forças de Segurança em catástrofes. A simulação começará a partir das 6h, com deslizamento de barreira em Jardim Monte Verde, no município de Jaboatão dos Guararapes, local escolhido por ter sido um dos mais afetados nas chuvas do ano de 2022 com diversos óbitos.

por André Luis