A Justiça aceitou denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra um delegado e mais três policiais civis acusados de perseguir, roubar e extorquir comerciantes do Recife. O esquema estava sendo investigado pela Polícia Civil desde 2016, e resultou, no mês passado, na Operação Espórtula.
De acordo com a denúncia do MPPE, o delegado Joaquim Braga Neto, atualmente aposentado, seria o líder da organização criminosa, que tinha como alvo, principalmente, os comerciantes que vendiam cigarros. Uma das vítimas identificadas pela polícia trabalhava no Mercado de São José, na área central do Recife.
Além do delegado, também foram presos preventivamente na operação os policiais civis Ildeci Amaro da Silva, Silvio Gomes da Silva e Marcelo Ferreira dos Santos. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências deles.
Nessa quinta-feira (11), após 16 dias, a Justiça concedeu a revogação das prisões dos acusados, atendendo ao pedido das defesas e com parecer positivo do MPPE.
Os advogados alegaram que os réus são primários, têm endereços fixos e que não há elementos que indiquem a possibilidade de, em tese, praticarem novos ilícitos penais.