Abérico Rocha: “Pesquisas fraudulentas manipularam eleição em Iguaracy

O ex-prefeito Albérico Rocha esteve no Programa Manhã Total da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (09) para agradecer pelos 3.116 votos conquistados nas eleições do último domingo em Iguaracy.

Falando aos comunicadores Juliana Lima e Júnior Cavalcanti, Albérico agradeceu o empenho dos familiares, da militância e das lideranças políticas que estiveram com ele na campanha eleitoral.

Ele concorreu ao pleito pela coligação “O Importante é Cuidar do Povo”, composta pelo Avante e PSB, mas não logrou êxito, ficando com 41,86% dos votos, contra 58,14% de Dr Pedro. Para a Câmara, a oposição conseguiu três cadeiras: Rômulo Lopes, com 387 votos; Amaury da Ração, com 354 votos; e Simão do Ônibus, reeleito pelo MDB com 373 votos.

Avaliando o resultado, Albérico acusou o grupo governista de usar a máquina pública a favor de Dr Pedro e Marquinhos Melo. “A campanha poderia sim ter sido vitoriosa se não tivesse tido o excesso do uso da máquina, contratações a todo instante, oferecimento de emprego, a questão do abuso do poder econômico, isso tudo você sabe que influencia”, disse.

Criticou ainda a divulgação de pesquisas segundo ele fraudulentas para beneficiar a chapa governista. “O ponto mais crítico da campanha foi a simulação de dados eleitorais, inclusive eu vou aguarda o resultado da investigação da Polícia Federal em relação ao Instituto DataTrends. Dependendo do resultado, eu vou acionar [a Justiça] porque com certeza a primeira pesquisa que eles lançaram influenciou demais o eleitorado, eles divulgaram uma pesquisa mirabolante de 81% a 19%, e nós tínhamos as nossas pesquisas internas bem mais baratas e a gente sabia qual era a realidade, porém a gente não tinha doze mil reais para pagar um instituto pra publicar uma pesquisa”, afirmou.

Ele disse ainda que os adversários espalharam fake news sobre sua situação jurídica, dizendo para o povo que a oposição não teria candidato. No fim, a candidatura de Albérico foi deferida pela Justiça Eleitoral.

Por Juliana Lima/ Rádio Pajeú 

Danilo Simões propõe implantação de Policlínica 24 horas em Afogados da Ingazeira

Em uma entrevista concedida ao programa Debate das Dez da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (31), o pré-candidato a prefeito e líder da oposição em Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD), revelou alguns pontos de seu Plano de Governo. Entre algumas das propostas, destacou a implantação de uma Policlínica 24 horas no município e a criação de uma Creche do Idoso.

Segundo Danilo, a Policlínica 24h é essencial para aliviar a sobrecarga do Hospital Regional Emília Câmara e melhorar o atendimento de baixa complexidade para a população. “Hoje, se você tem uma dor de cabeça ou está infartando, corre para o Hospital Regional, especialmente de madrugada. Afogados precisa de uma Policlínica 24h, como os hospitais municipais que outras cidades da região já possuem”, afirmou.

Outro destaque do plano é a Creche do Idoso, um centro de convivência onde os idosos terão acesso a atividades de desenvolvimento cognitivo e lazer. “É como uma creche para crianças, mas voltada para nossos idosos. Um lugar onde possam ser bem tratados e socializar”, explicou Danilo, ressaltando a importância de um governo participativo, como proposto na plataforma “Afogados Merece Mais”, que recebe sugestões dos cidadãos.

*Críticas à administração atual*

Danilo não poupou críticas à gestão atual, apontando a lentidão e a ineficácia do governo em atender às expectativas da população. “As pesquisas mostram que o prefeito não passa dos 50% de aprovação. Promete muito e cumpre pouco. Temos uma chance real de virar esse jogo quando a campanha começar”, destacou.

Sobre os problemas de trânsito e a geração de empregos, Danilo criticou a falta de vontade política e planejamento. “O governo atual não enfrentou o problema do trânsito de frente. Precisamos de coragem para tomar decisões difíceis, como disciplinar o estacionamento e regular horários de carga e descarga. Isso está no plano de governo da Frente Popular desde 2012 e nunca foi implementado”, criticou.

*Plano para o trânsito e geração de empregos*
Para resolver os gargalos do trânsito, Danilo propõe a criação de uma autarquia de trânsito e a realização de concursos públicos para agentes de trânsito. “É preciso uma estrutura robusta para acompanhar e disciplinar o trânsito. A sinalização precisa funcionar, e as regras devem ser claras e cumpridas”, afirmou.

*Inclusão social e causa animal*

Danilo também falou sobre a necessidade de ampliar os serviços para pessoas autistas e reforçar a rede municipal de ensino com salas de recursos. “Minha esposa é especializada nessa área e trouxe várias ideias para discutirmos. Precisamos criar equipamentos de convivência e ampliar os serviços do Centro de Atendimento às Pessoas com Espectro Autista”, detalhou.

Para a causa animal, Danilo planeja criar uma estrutura que inclua castração, abrigos temporários e campanhas de adoção. “Precisamos de um centro de zoonoses que faça um trabalho preventivo e cuide dos animais em situação de risco. Vamos envolver a sociedade civil e a iniciativa privada para resolver este problema de forma eficiente”, concluiu.

*Expectativas para a campanha*

Sobre as expectativas para a campanha, Danilo destacou a importância de apresentar alternativas claras à população. “Vamos mostrar que agora Afogados tem uma alternativa com coragem, vontade e amor pela nossa terra. Temos propostas concretas e um plano de ação para transformar a cidade”, afirmou.

Danilo finalizou a entrevista reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira. “Estou na vida pública para servir e transformar nossa cidade. Afogados merece mais, e juntos, vamos acelerar o desenvolvimento que nossa terra tanto precisa”, concluiu.

Danilo Simões destaca compromisso com renovação política e críticas à gestão municipal de Afogados da Ingazeira*

Danilo Simões, líder político e pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, reiterou seu compromisso com a renovação política e lançou críticas contundentes à atual gestão municipal durante uma entrevista no Debate das Dez da Rádio Pajeú, realizada nesta quinta-feira (16).

Na entrevista, Danilo abordou diversos temas que afetam a vida dos afogadenses e destacou sua determinação em promover mudanças positivas para a cidade. Ele ressaltou a importância do apoio popular e da estrutura política para sua campanha, enfatizando que não pode ir para a disputa sem ter apoio político.

“Creio que ela não precisa mais fazer nenhum gesto em relação a minha pessoa. Tenho a convicção de que terei o apoio da governadora e do grupo político que a sustenta no estado. Se isso será externado amanhã, daqui a um mês ou daqui a dois meses, pouco importa para mim. O que importa é ter a garantia de que, ao ganhar as eleições em Afogados da Ingazeira, terei a parceria total do Governo do Estado para ampliar ainda mais as ações para o município”, afirmou Danilo sobre o apoio da governadora Raquel Lyra, que tem sido questionado pela situação.

Quanto ao impasse com o Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, Danilo explicou que tentou alinhar-se localmente com o PSDB, mas encontrou resistência por parte de Mário, que sempre transferia a decisão para a governadora. “As portas para o diálogo não estão fechadas”, enfatizou Danilo, “e continuo buscando uma solução”.

Danilo também disse estranhar a falta de defesa da governadora por parte de Mário quando enquanto ela é atacada por membros da Frente Popular do município.

Em relação às prioridades para Afogados da Ingazeira, Danilo criticou a lentidão e falta de entrega da atual gestão em questões como municipalização de trânsito, pátio da Feira e outras promessas não cumpridas.

“Qual é a prioridade? Enquanto a gente tem um monte de rua ainda para calçar, um monte de gente que não consegue entrar em casa quando chove, eu vou eu não vou cuidar disso? As ruas estão todas esburacadas, cidade mal cuidada, má impressão, ruim como se fosse um descuido mesmo falta de governança e aí você vai fazer praça. Não somos contra a praça, mas é preciso ver quais são as prioridades”, destacou.

“Então eu me proponho a fazer esse debate porque eu tô ao lado da população, eu tenho clareza de que a maioria dos afogadenses hoje clama por serviços básicos, eu não tô falando de grandes obras, de coisas mirabolantes. É entregar o que foi prometido e fazer aquilo que o povo precisa e como é que a gente faz o que o povo precisa? Ouvindo o povo”, completou Danilo.

Danilo também defendeu o governo de Raquel Lyra, lembrou que a governadora pegou um estado falido. “Isso é que o PSB não quer admitir, era um estado falido, ela teve que passar um ano organizando as contas do estado, um ano formando a base de sustentação do seu governo e não é fácil. A partir de agora a gente vai estar vendo uma enormidade de investimentos que vão sair para para o estado de Pernambuco”.

O líder da oposição de Afogados da Ingazeira também comentou sobre a formação da majoritária e a possibilidade do vereador Edson Henrique compor a chapa com ele. “Eu acho que o nome de Edson Henrique é um nome extremamente qualificado, ele já demonstrou isso por diversas vezes e eu tenho recebido grandes elogios da atuação dele como líder da oposição, é um rapaz extremamente centrado, inteligente, jovem que tem disponibilidade para ajudar. O que a gente tá fazendo é se unindo para ganhar as eleições, eu entendo que é um nome extremamente qualificado e que me honraria muito na composição da chapa e é uma coisa que eu acho que vai acontecer naturalmente”, afirmou.

Danilo também comentou a tentativa dos governista em lhe rotular como ‘candidato de Zé Negão’. Eu acho que o próprio Zé Negão é quem fala melhor sobre isso. E ele coloca isso claramente, que hoje a gente faz parte de uma conjuntura, de uma unidade e que obviamente tem o peso de Zé Negão. Algumas pessoas, principalmente da Frente Popular, menosprezam Zé, mas foi um candidato que teve mais de 6 mil votos para prefeito, teve mais de 4 mil votos pra deputado federal, é uma liderança respeitável e que a gente tem que valorizar o seu trabalho. Não tenho nenhum problema de compor Chapa com Edson Henrique ou com próprio Zé Negão não tem problema nenhum em relação a isso com relação a ser o candidato Zé negão, eu acho que eles fazem isso de uma forma pejorativa para que eu me desestabilize em relação a isso, mas não vejo como um problema. Eu sou candidato de Zé Negão, de Edson Henrique e de uma grande parcela da população hoje que com certeza será a maioria da população quando eu ganhar a eleição”, destacou.

Danilo também abordou a questão dos contratados, afirmando que não haverá perseguição e que pretende abrir oportunidades para novas cabeças e ideias na administração municipal.