Pesquisa PoderData realizada de 18 a 20 de setembro de 2022 mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto na sucessão presidencial, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 37%.

O petista oscilou 1 ponto percentual para cima na última semana. Está 7 p.p. à frente de Bolsonaro, que registrou estabilidade no mesmo período.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) registram 7% e 4%, respectivamente. Variaram 1 ponto para baixo cada um nos últimos 7 dias.

Felipe d’Avila (Novo) manteve o 1% da rodada anterior. Soraya Thronicke (União Brasil), que não pontuava, foi a 1%. Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), e Vera (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.

No médio prazo, a disputa segue estável. As taxas de intenção ficaram praticamente estáticas nos últimos 30 dias, com variações dentro da margem de erro.

Em todas as eleições mais recentes tem sido uma praxe que, na última semana de campanha, uma parte dos eleitores fique mais sensível aos apelos dos candidatos. Isso vale para a estratégia de Lula de vencer no 1º turno. E para Bolsonaro tentar garantir uma vaga no 2º turno e assim ganhar mais 4 semanas para tentar reverter a desvantagem que tem no momento.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 18 a 20 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00407/2022.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *