As cidades de Carnaíba, Serra Talhada, Toritama e Paulista são as vencedoras do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2023. Os municípios foram os agraciados na Sessão Solene realizada nesta quarta (26), na Assembleia Legislativa. A premiação reconhece as gestões municipais que se destacam na promoção de políticas públicas de igualdade e de enfrentamento à violência de gênero.

Neste ano, 12 prefeituras participaram da disputa, que é dividida em quatro categorias, de acordo com o tamanho da população do município. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão avaliadora composta por representantes da sociedade civil, da Secretaria Estadual da Mulher e também por parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

A Prefeitura de Serra Talhada, localizada no Sertão do Pajeú, foi a vencedora na categoria que analisou os municípios que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes. O nome da cidade foi sugerido pela ex-deputada estadual e atual senadora Teresa Leitão (PT-PE). A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, elencou as ações que podem servir de exemplo para outras gestões municipais.

“Demos prioridade em colocar mulheres gerenciando as principais pastas do município. Hoje são mais de oito secretárias mulheres, não apenas nos setores que requerem cuidado, mas naqueles que exigem direcionamento e planejamento financeiro”, esclareceu. A prefeita também citou exemplos de políticas públicas implementadas, como uma nova estrutura para o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e Patrulha da Mulher, comandada por guardas municipais.

O município de Carnaíba, indicado pelo atual deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE) quando estava na Alepe, foi eleito entre os concorrentes com até 25 mil habitantes; Toritama (Agreste Setentrional), inscrita por iniciativa própria no concurso, venceu entre aquelas com população entre 25 mil e 50 mil moradores. Já Paulista (Região Metropolitana), igualmente inscrita por iniciativa própria, venceu na categoria de cidades que possuem mais de 100 mil moradores.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *