O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos Prefeitos de Arcoverde, Araçoiaba e Igarassu que sejam adotadas providências para assegurar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, em 2023. A recomendação é válida também para os dirigentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) destas três cidades. Todos devem seguir os termos da Resolução 231/2022, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

De acordo com a recomendação do MPPE, as Prefeituras devem fornecer total suporte no processo de seleção, disponibilizando servidores municipais em número suficiente para acompanhar as providências necessárias, como forma de garantir a escolha dos membros do Conselho Tutelar, além de servir como referências de contato tanto por parte do CMDCA local, quanto por parte da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

Além dos servidores, o Poder Executivo de cada município deve escolher também um Procurador ou Assessor Jurídico para auxiliar o CMDCA durante esse processo, em especial para apoio técnico no lançamento do edital, publicado no dia 03 de abril, e durante toda a fase de habilitação dos candidatos, até o dia da eleição.

A recomendação destaca também a necessidade de ser realizado, por meio da Assessoria de Comunicação Municipal, a ampla divulgação do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar pelas redes sociais e por cartazes a serem colocados em lugares de fácil visibilidade.

   
Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *